• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores da Câmara aprovam dois projetos que concedem homenagens

Vereadores da Câmara aprovam dois projetos que concedem homenagens

Cidadão terá nome imortalizado e comerciários destaques receberão diplomas

Data de publicação: 30/11/2022 08:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Vereadores da Câmara aprovam dois projetos que concedem homenagens
Vereadores da Câmara aprovam dois projetos que concedem homenagens

Dois projetos que propõem homenagens foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira, 29 de novembro, na Câmara Municipal de Limeira. Um deles cria o Diploma Destaque Comerciário e o outro imortaliza o nome de Hormindo Franco de Moura no Sistema de Lazer do bairro Jardim Residencial Alto da Capela.

Diploma Destaque Comerciário

Por meio do Substitutivo Nº 46 ao Projeto de Resolução Nº 8/2021, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), a Câmara Municipal de Limeira entregará o Diploma Destaque Comerciário aos empresários do comércio.

A homenagem será entregue anualmente na semana do dia 20 de outubro, em sessão solene, e cada vereador indicará um representante do segmento para receber o diploma.

A proposta também prevê a criação de uma comissão de cinco vereadores, que será responsável por analisar os currículos dos indicados e apresentar um decreto legislativo para conceder a honraria.

“O trabalho do comerciário é de fundamental importância, principalmente nos segmentos econômicos e sociais, e é graças ao seu trabalho e talento para bem atender ao público consumidor, que ocorre o escoamento da produção industrial”, afirmou a proponente.

Hormindo Franco de Moura

De autoria do vereador Helder do Táxi (MDB), o Projeto de Lei Nº 169/2022 perpetua o nome de Hormindo Franco de Moura no Sistema de Lazer do bairro Jardim Residencial Alto da Capela, localizado na Rua Wilson Vitório Colleta.

Nascido em Conchal (SP), em 1938, Hormindo trabalhou desde cedo com o pai na olaria, que posteriormente se instalou em Limeira, na fazenda de Gino Camargo, conhecida como Vila Gino e que hoje se chama Jardim Nova Itália.

Segundo Helder, Nino, como era conhecido, era um homem patriota, tímido e bondoso. “Com 16 anos, fez o alistamento junto ao serviço militar no Tiro de Guerra, entretanto, foi em 1957, aos 19 anos, que foi efetivamente matriculado e concluiu em novembro do mesmo ano o serviço como reservista da segunda categoria”, contou o proponente.

Foi músico, trabalhou durante anos como pedreiro em construtoras e participou da construção da Escola Estadual Castello Branco e da Loja Maçônica de Limeira, além de ajudar conhecidos a construir casas por meio de mutirões,  sem cobrar nada por isso.

Também trabalhou na Prefeitura de Limeira, onde, como supervisor de serviços gerais da antiga Fábrica de Guias da Prefeitura, ajudou na construção do estádio do Limeirão, na tubulação da Lagoa do Bortolan e do antigo Zoológico Municipal.