Vereadores verificaram andamento de obras em equipamentos públicos de diversão
Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara fizeram uma série de diligências externas na manhã desta terça-feira, 22 de novembro, em equipamentos públicos de lazer. Estiveram presentes Helder do Táxi (MDB), presidente, Ceará (Republicanos), vice-presidente, e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário.
Praça Buzolin
Em primeiro lugar, os parlamentares tomaram conhecimento do andamento das obras da Praça João Soares de Pompeu, na Avenida Maria Buzolin. O secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, Dagoberto de Campos Guidi, acompanhou a vistoria ao lado do chefe de Relacionamento Legislativo da pasta, Nicola Manis Rodrigues, e do engenheiro Rafael Torrezan, da Divisão de Fiscalização de Obras Públicas.
O secretário informou que a obra tem o custo aproximado de R$ 1,3 milhão e está prevista para ser concluída no primeiro trimestre do ano que vem. Ele explicou que, depois da ordem de serviço, a obra demorou ainda dois meses para começar devido a dificuldade de retirada dos trailers. A reforma é feita por meio da linha de financiamento Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal, autorizada pela Câmara Municipal.
O projeto prevê que a praça terá o contorno remodelado, o piso trocado, os canteiros serão reformados e haverá novos bancos, brinquedos, infraestrutura e projeto paisagístico. Também foi feito um aditivo ao contrato para inclusão da fonte na reforma.
Quadra esportiva
Em seguida, a Comissão visitou as obras de cobertura da quadra esportiva no Parque Nossa Senhora das Dores II. A obra, feita pela Gutierrez Engenharia, foi iniciada em junho deste ano e está prevista para ser entregue em 26 de janeiro de 2023. No entanto, segundo um morador local e funcionário da empreiteira, a construção está paralisada há quatro meses por causa do pagamento dos salários dos funcionários. A empresa também é responsável pela revitalização do Centro Comunitário do Jardim Glória.
Os vereadores também averiguaram falta de conservação em outras quadras e equipamentos do complexo de infraestrutura no Parque Nossa Senhora das Dores II.
Playground
Por fim, o colegiado esteve no playground localizado na Avenida Frei João das Mercês, no Parque Nossa Senhora das Dores, em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro. Os moradores reclamam que os brinquedos, como balanço, e os equipamentos da praça, como bancos e mesas, estão danificados há muito tempo sem reforma da Prefeitura.
Os vereadores vão requerer por meio da Comissão a revitalização do espaço para as crianças da comunidade e a instalação de academia ao ar livre.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Também é responsável por analisar concessão administrativa ou direito real de uso de bens imóveis e móveis de propriedade do município; transporte coletivo e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, sinalização; meios de comunicação; serviços públicos de concessão estadual ou federal que interessem ao município; cadastro territorial, planos gerais e parciais de urbanização ou reurbanização; plano diretor; e disciplinação das atividades econômicas desenvolvidas.