Baixa cobertura em Limeira é tema de requerimento do vereador
Por meio do Requerimento Nº 716/2022, o vereador Everton Ferreira (PSD) solicitou à Prefeitura que informe sobre o reforço da vacina tríplice bacteriana em Limeira. O parlamentar também questionou sobre a diminuição da procura da vacina entre as crianças e qual será a conduta a ser adotada para que esse público mantenha o reforço em dia.
“Infelizmente a procura por vacinação está diminuindo; as crianças não estão sendo vacinadas conforme calendário vacinal”, alertou Everton Ferreira. Ele explicou que o calendário de vacinação foi instituído pelo Ministério da Saúde como objetivo planejar todas as imunizações necessárias para doenças graves, desde os primeiros dias de vida até a fase adulta.
Com base em dados da Fiocruz, o vereador argumentou que o retorno de casos graves de difteria, tétano e coqueluche são indicadores dessa negligência com a vacinação. “A vacina tríplice bacteriana protege contra essas três doenças infecciosas causadas por bactérias. O objetivo da vacinação é proteger as crianças”, destacou.
A vacina é administrada em três doses a partir de dois, quatro e seis meses de idade e com reforços aos 15 meses e cinco anos, aplicação da vacina deve ser feita pela via intramuscular, nas dosagens de 0,5 a 1,0ml. “Infelizmente os pais ou responsáveis não estão cumprindo com o cronograma vacinal e essas doenças estão voltando cada vez mais graves. É importante que os pais mantenham a vacinação em dia das crianças, pois assim garantem que as doenças já erradicadas não voltem a se manifestar”, orientou Everton.
Para o vereador, vacinar é ato de amor. “A vacina garante que o sistema imunológico do corpo proteja a criança contra infecções ou doenças posteriores, mantenha o plano vacinal de seu filho em dia”, recomendou.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto do Gabinete Parlamentar
*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.