Vereador lembra que dia 17 é dedicado ao combate ao câncer de próstata
No mês de novembro, destinado à prevenção da saúde do homem, o vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, orientou que homens a partir dos 45 anos devem procurar um especialista para fazer exames preventivos. Ele lembrou que esta quinta-feira, 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O parlamentar explicou que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que está localizada na parte baixa do abdômen. “É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto”, afirmou.
De acordo com informações publicadas no site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, a taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. O texto ainda diz que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) traz dados, por meio de artigo publicado no site Previva, de que estavam previstos 68.220 novos casos da doença no país para cada ano do biênio 2018-2019, o que corresponde a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. “Segunda causa de morte por câncer entre os brasileiros do sexo masculino, o câncer de próstata causa em média 14 mil óbitos por ano no país”, afirmou o texto.
“É de extrema importância que a população masculina se atente com sintomas, como dor na hora de urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina. No entanto, é importante lembrar que no início da fase a evolução é silenciosa, alguns pacientes não apresentam sintomas, por isso, a melhor prevenção é o diagnóstico precoce, é a única forma de garantir a cura”, ressaltou o vereador.
Everton orientou que homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico especialista para serem avaliados e que a prevenção primária é de grande importância nessa faixa etária. “Em Limeira, a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo um grande trabalho de prevenção no combate ao câncer de próstata”, afirmou o parlamentar.
Segundo informações da Prefeitura, a campanha Novembro Azul tem como público alvo homens de 50 anos ou mais, porém, pacientes de 45 a 50 anos também podem fazer o exame caso tenham algum parente de primeiro grau com histórico de câncer de próstata.
Para fazer a coleta, basta comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Laboratório Municipal (Rua João Machado Gomes Júnior, 54 - Vila Cláudia), de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h. No local, é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Além disso, o interessado deverá seguir rigorosamente o preparo indicado pela Secretaria de Saúde:
- Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
- Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
- Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.
- Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;
- Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto do Gabinete Parlamentar
*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.