Índice de cobertura em Limeira é 19%; meta é alcançar 50% das mulheres
O vereador Everton Ferreira (PSD) fez um alerta sobre o índice de cobertura do Papanicolau, medido pela proporção de mulheres com idade entre 25 a 64 anos atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com base em dados da Prefeitura, divulgados nesta segunda-feira, 7 de novembro, o parlamentar informou que 19% do público foi alcançado em Limeira, sendo que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é que os municípios atinjam 50%. Ele destacou que o exame permite rastrear o câncer do colo do útero e identificar a doença, mesmo que a paciente ainda não apresente sintoma.
“A realização desse exame é de extrema importância. Por meio do material citopatológico é possível detectar precocemente lesões pré-cancerosas, rastreando dessa maneira o público mais afetado (mulheres jovens, sexualmente ativas e em idade reprodutiva) que pode ser exposto a essa comorbidade”, explicou Everton Ferreira.
O vereador orientou que a Secretaria Municipal de Saúde irá coletar o exame Papanicolau em horário estendido, das 17h às 20h, nos meses de novembro e dezembro, nas UBSs selecionadas para os atendimentos, que serão divulgadas semanalmente. Nesta semana, conforme a Prefeitura, ficará aberta para coleta do exame na quarta-feira, 9 de novembro, na unidade do Jd. Nova Suíça, na Rua Vereador Samuel Berto, s/nº, enquanto a UBS Nossa Senhoras das Dores 1, localizada na Av. Frei João das Mercês, 50, terá atendimento na quinta-feira, 10 de novembro.
A orientação é seguir o modo de preparo antes da coleta: não ter relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame, não utilizar duchas de higiene íntima; não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais. “O exame é indolor, simples e rápido, além de ser considerado uma das ferramentas mais eficazes na redução da mortalidade associada à doença. O cuidado feminino é algo indispensável que permite manter uma qualidade de vida melhor”, defendeu Everton.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.