• Inicio
  • Notícias
  • Novembro: mês também é dedicado à conscientização sobre saúde auditiva

Novembro: mês também é dedicado à conscientização sobre saúde auditiva

Vereador Everton Ferreira destaca importância de consultar o especialista anualmente

Data de publicação: 01/11/2022 13:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Novembro: mês também é dedicado à conscientização sobre saúde auditiva
Novembro: mês também é dedicado à conscientização sobre saúde auditiva

O vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, apontou que em novembro, além da campanha de conscientização sobre  o câncer de próstata (Novembro Azul), o mês também é dedicado à saúde auditiva, com alerta sobre o zumbido no ouvido, com a campanha Novembro Laranja.

Segundo o parlamentar, 10 de novembro é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi instituída pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2.017, art. 527 como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção. “É o dia de conscientizar sobre a importância do cuidado com a audição que, se não for tratada, pode acarretar em surdez”, pontuou

Em texto publicado no site da Biblioteca Virtual em Saúde, o Ministério da Saúde informa que “surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em artigo publicado pelo Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, quase 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva. Algumas ligadas ao envelhecimento natural da audição outras devido à falta de cuidado com a audição. 

“Uma das causas mais importantes que prejudicam a saúde auditiva é a poluição sonora, que pode causar surdez temporária. Poluição sonora é o excesso de ruídos provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental, que afeta a saúde física e mental”, explicou o parlamentar.

O vereador apontou um texto publicado pela Vollenz Reabilitação, que traz a estimativa de que uma em cada dez pessoas acima de 40 anos sofre com algum grau de perda auditiva relacionada com envelhecimento e que a poluição sonora não afeta apenas o ouvido, ela também pode causar problemas como estresse, alterações no sono, fadiga crônica, irritabilidade e ansiedade. 

“Para termos uma saúde auditiva de qualidade é necessário ter uma boa interação com o ambiente que vivemos, zelar pela nossa audição é garantir o prazer de ouvir tudo que a natureza nos proporciona, por isso é necessário se consultar com o especialista otorrino anualmente. A saúde auditiva é muito importante no processo de desenvolvimento humano”, concluiu o parlamentar.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.