• Inicio
  • Notícias
  • Everton Ferreira alerta sobre aumento 57% de casos de dengue

Everton Ferreira alerta sobre aumento 57% de casos de dengue

Presidente da Comissão da Saúde citou 3.316 notificações este ano

Data de publicação: 27/10/2022 16:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Everton Ferreira alerta sobre aumento 57% de casos de dengue
Everton Ferreira alerta sobre aumento 57% de casos de dengue

O vereador Everton Ferreira (PSD) analisou dados da Secretaria Municipal de Saúde para alertar a população sobre o aumento no número de casos de dengue em Limeira. Entre 2021 e 2022, o acréscimo foi de 57%, segundo o parlamentar e presidente da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara. 

As informações usadas por Everton mostram que foram 2.040 casos em 2021, sendo confirmados 353, confirmados com critérios médicos 26, descartados 1.660. Já em 2022 essas notificações chegaram a 3.316, 529, 60, 2.601, respectivamente.

“É de extrema importância realizar a prevenção contra o mosquito da dengue, doença ameaçadora para a saúde coletiva por ser viral  infecciosa  febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave”, considerou o vereador. 

Everton Ferreira explicou que a Prefeitura realizou mutirão de combate ao Aedes aegypti e as equipes da Divisão de Vigilância de Zoonoses visitaram no dia 22 de outubro 2.115 imóveis. Foram visitados bairros como Belinha Ometto, Abílio Pedro e Jardim Morro Branco. Participaram 78 agentes de controle de zoonoses, de combate às endemias e comunitários de saúde, que identificaram 121 criadouros do mosquito que é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Desse total, 53 continham água e oito apresentavam larvas, presentes em objetos como baldes, ralos externos, lonas plásticas, pratos de xaxim e vaso sanitário.

Dengue

O parlamentar destacou que a dengue é transmitida por mosquitos fêmeas, principalmente da espécie Aedes aegypti e que não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento. “Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma, aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa”, mencionou

A prevenção é a medida mais importante para o combate, conforme Everton Ferreira. “A melhor forma de se evitar essa doença é combater os focos de acúmulo de água, não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras”, orientou.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.