Tatiane Lopes é autora de lei que garante política pública municipal sobre o tema
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu na sexta-feira, 21 de outubro, com duas estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Luísa Akemi Ueda e Luciana Zevallos Ramos, que integram o Centro de Voluntariado Universitário (CVU), e com a munícipe Júlia Vilalta, para discutir a realização de trabalho voluntário no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Prefeitura, por meio do grupo de voluntários da universidade.
A reunião foi uma iniciativa da munícipe Júlia Vilalta, que elaborou um projeto de voluntariado para o DPBEA, a fim de estimular a integração entre sociedade civil e serviço público e, sobretudo, promover melhorias no Departamento. Segundo a munícipe, o objetivo do projeto é garantir melhores condições aos animais do lar temporário municipal.
"Durante a reunião, Júlia informou que apresentou o projeto ao CVU e que os estudantes que integram o grupo prontamente se interessaram pelo projeto. De acordo com a estudante Luísa, o projeto foi protocolado na Secretaria de Meio Ambiente e em breve serão realizadas reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente para avaliar a possibilidade de implementação do projeto. O objetivo dos estudantes é realizar atividades de passeio com os animais tutelados e auxiliar na divulgação para doação", relatou a vereadora.
Tatiane Lopes parabenizou as estudantes e a criadora do projeto, Julia Vilalta, pela iniciativa e se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário para implementação do projeto. A parlamentar é da Lei Nº 6817/2022, que dispõe sobre parâmetros, objetivos e garantias decorrentes de uma política pública municipal de apoio ao voluntariado, orientado para a proteção e bem-estar animal, a ser executado e gerido pelo DPBEA.
"Quando elaborei o projeto de lei sobre o voluntariado no Departamento, a intenção era justamente proporcionar que a sociedade civil pudesse se engajar para melhorar a qualidade de vida dos animais que são tutelados e se encontram no lar temporário municipal. Quando soube que o CVU da Unicamp estava se engajando e organizando um projeto para apresentar à Secretaria de Meio Ambiente, fiquei imensamente feliz porque eu vejo a lei se materializando e sei que, quando for colocada em prática, os serão os principais beneficiados. Por isso, parabenizo a iniciativa e me coloco à disposição para auxiliar. Espero que o projeto seja implementado o mais breve possível", disse Tatiane.
O Centro de Voluntariado Universitário da Unicamp de Limeira é uma organização sem fins lucrativos, de caráter não religioso e apartidário. O objetivo da organização é levar o voluntariado para a universidade, aproximando os estudantes da comunidade, sendo uma forma de os estudantes retribuírem a oportunidade de estudarem em uma universidade pública, gerando impactos positivos para a cidade por meio dos conhecimentos produzidos.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.