Everton Ferreira lembra que também é necessário fazer o autoexame regularmente
Nesta quarta-feira, 19 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), reforçou a importância da conscientização das mulheres para a prevenção do câncer de mama. De acordo com o parlamentar, o objetivo dessa data é conscientizar as pessoas sobre o problema e sobre a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.
“O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano, infelizmente, desse percentual, 29% são brasileiras”, alertou Everton.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca) publicadas no site do Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O site traz os principais sintomas da doença: nódulo ou caroço fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou pescoço; e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
Everton advertiu que mulheres com 40 anos ou mais devem procurar as unidades de saúde mais próximas da residência para realizar o exame clínico das mamas. “É importante ressaltar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é preciso consultar um profissional de saúde”, lembrou.
No dia 3 de outubro, o prefeito Mario Botion e o secretário de Saúde, Vitor Santos, realizaram a abertura da campanha Outubro Rosa, promovida em parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Limeira e Fundo Social, para prevenir o câncer de mama. De acordo com a Prefeitura, a campanha é voltada às mulheres de 50 a 69 anos e neste ano serão ofertadas 1.950 mamografias.
“Toda mulher com 50 a 69 anos pode procurar uma unidade de saúde para realizar o agendamento, não há necessidade de pedido de exame e as mulheres abaixo dos 50 anos com histórico familiar da doença e alterações clínicas nas mamas também poderão fazer a mamografia durante esse mês”, explicou o parlamentar..
“Mulheres, não deixem de fazer seu autoexame regularmente, sua saúde vale muito”, ressaltou o vereador. O parlamentar informou que, após a campanha Outubro Rosa, solicitará ao Poder Executivo informações sobre a quantidade de exames de mamografia realizados.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.