Everton Ferreira protocolou requerimento sobre medicamentos distribuídos na rede pública
O vereador Everton Ferreira (PSD), por meio do Requerimento nº 624/2022, protocolado em 6 de outubro, solicitou informações à Prefeitura a respeito das medicações distribuídas na rede municipal para os pacientes hipertensos. A preocupação do parlamentar é com os efeitos colaterais que essas medicações vêm causando, já que alguns munícipes relataram sintomas indesejados após o uso dos remédios.
De acordo com resposta do Executivo a requerimento anterior (230/2022), no mês de abril deste ano, foram atendidos 3.585 usuários hipertensos nas unidades básicas de saúde de Limeira.
No novo pedido, o parlamentar quer saber quais as medicações de controle de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e em que quantidade são distribuídas mensalmente pela rede do SUS municipal.
Segundo o vereador, a "hipertensão arterial está relacionada às principais causas de mortalidade no Brasil, além de outros problemas graves como insuficiência renal e aneurisma, ela tem aumento bem significativo em infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e insuficiência cardíaca". Ainda conforme Everton, "os efeitos colaterais que alguns medicamentos podem causar são tonturas, retenção de líquidos, alterações na frequência cardíaca, dor de cabeça, vômitos, náuseas, sudorese ou impotência".
"Atualmente existem diversos fármacos para o tratamento da pressão alta, mas boa parte deles provoca efeitos colaterais e a eficiência em seu controle não é satisfatória. Em muitos casos o indivíduo tem que usar mais de um tipo de medicamento. Cerca de 70% dos pacientes precisam de dois ou mais fármacos, que, aliado aos efeitos colaterais provocados por esses fármacos, torna a adesão ao tratamento baixo", informou a agência de notícias da Universidade Federal de Minas Gerais.
"É importante ressaltar que, por mais que as medicações estejam apresentando efeitos colaterais, não se deve abandonar o tratamento. Em caso de dúvida, procure sempre avaliação médica", defendeu o vereador. "Conto com apoio do prefeito Mario Botion e do secretário de Saúde, Vítor Santos, para avançarmos na saúde do nosso município."
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.