Terezinha da Santa Casa apresentou demanda ao colegiado
Na reunião desta quinta-feira, 6 de outubro, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo dialogou com a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) sobre a prevenção, recuperação e promoção da saúde aos pacientes pré-dialíticos. Eles discutiram estratégias para retardar a progressão da doença renal crônica nesse estágio preliminar à possibilidade de diálise.
A parlamentar defendeu que a Prefeitura de Limeira viabilize a assistência ambulatorial aos pré-dialíticos. Ela citou a Portaria nº 389, publicada pelo Ministério da Saúde em 2014, que trata de critérios para a organização da linha de cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC). A finalidade é a garantia da oferta de apoio diagnóstico e terapêutico para prevenção e tratamento dos fatores de risco, por exemplo.
“Este ambulatório, se existente, seria capaz de evitar que pacientes entrassem em diálise sem necessidade”, explicou Terezinha da Santa Casa, ao pedir o apoio da Comissão de Saúde para intermediar a demanda com o Executivo. A vereadora informou que em março protocolou o Requerimento Nº 101/2022, no qual questiona sobre a criação do ambulatório e alerta que mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos. “Uma situação que poderia ser evitada, caso houvesse um trabalho de acompanhamento precoce”, apontou.
O colegiado concordou com a pauta apresentada e deliberou enviar ofício à Prefeitura para buscar mais informações. Também avaliaram a importância de a administração municipal criar um protocolo de atendimento para os respectivos casos. O presidente da Comissão, Everton Ferreira (PSD), enfatizou que a prevenção de saúde pública não deve ser concentrada em hospitais quando se trata de pré-dialítica, e sim na rede primária de atendimento do município.
No documento encaminhado ao Executivo, os vereadores perguntam sobre: a possibilidade de implantação de ambulatório para pré-dialítico no município; qual o planejamento de prevenção em saúde da rede de atenção primária para os próximos dois anos. Solicitam ainda que seja informado o índice de entradas e saídas dos pacientes em tratamento de diálise e quais resultaram em óbitos e transplantados no período de 2020 a 2022.
A Comissão também quer conhecer, por amostragem, o perfil de saúde da população limeirense acerca dos hipertensos e pré-hipertensos; pré-diabéticos e pré-diabéticas; devendo conter na pesquisa idade e região de residência dos pacientes.
Reuniões
É responsabilidade dos membros da Comissão apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Ordinariamente, o colegiado se reúne às quintas-feiras, às 8h30. Fazem parte os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente, e Marco Xavier, secretário. As deliberações estão registradas em ata.