Vereadores solicitaram informações sobre início da reforma na unidade
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara visitou, na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, o Centro Infantil (CI) Murilo Lemos Mendes da Silva. O prédio está fechado e deve passar por reforma. A previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2023. A informação foi fornecida ao colegiado pelo secretário Municipal de Educação, André Luís de Francesco, durante a diligência.
Os membros da Comissão, vereador Helder do Táxi (MDB), presidente, e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário, foram recebidos pela diretora Andreza Regina Nave Benetti e pela vice-diretora Maria Cristina Bicudo. Também acompanharam a visita a gerente da Divisão de Projetos de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Paula Furine dos Santos, e o diretor de Projetos e Orçamento da Secretaria de Urbanismo, Marcelo Ribeiro, além do titular da pasta de Educação.
A visita foi motivada pela demanda de pais que procuraram o vereador Waguinho para questionar quando as obras seriam iniciadas, uma vez que os alunos da unidade foram transferidos há quatro meses para um prédio alugado. Esses alunos devem ficar na estrutura transitória até o término da reforma.
A equipe da Prefeitura confirmou à Comissão que os trâmites para realização das obras estão em andamento. Hoje o processo está no Departamento de Projetos e Orçamento da Secretaria de Urbanismo, em fase de levantamento de informações que devem embasar o processo licitatório. Segundo Marcelo Ribeiro, entre outubro e novembro, toda documentação deve estar pronta para encaminhamento ao Departamento de Gestão de Suprimentos (DGS), responsável por realizar a licitação. “A fase licitatória tem prazo de 60 a 90 dias e, portanto, no início de 2023, as obras podem ser iniciadas”, ratificou.
O projeto elaborado prevê a ampliação dos espaços do CI Murilo Lemos, acessibilidade, adequação da comunicação visual, além das adequações estruturais necessárias.
Estrutura
O prédio da escola foi fechado por problemas na estrutura, como infiltrações de água, rachaduras e retorno de esgoto em alguns banheiros. A situação foi verificada pela Comissão de Obras em visita em fevereiro deste ano.
O Centro Infantil atende 180 alunos de seis meses a cinco anos, do Berçário 1 à 2ª etapa.