Iniciativas são dos vereadores Everton Ferreira (PSD) e Constância Félix (PDT)
A Câmara Municipal de Limeira aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira, 12 de setembro, a realização de duas atividades anuais no âmbito do legislativo. São elas: Semana Camarária da Câmara Municipal de Limeira, para debates filosóficos, históricos, antropológicos, políticos, científicos e econômicos e Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego para Jovens e Adolescentes. Com a aprovação, os projetos de resolução serão promulgados e publicados pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto (PSC).
Semana Camarária
De autoria do do vereador Everton Ferreira (PSD), o Projeto de Resolução Nº 9/2022 institui a Semana Camarária da Câmara Municipal de Limeira para debates filosóficos, históricos, antropológicos, políticos, científicos e econômicos. Conforme o texto legislativo, o evento será realizado na terceira semana do mês de agosto e poderá contar com discussões, debates aprofundados e palestras - disponíveis ao público em geral e com ampla divulgação.
Em cada evento, a Semana deverá abordar pelo menos três dos seguintes temas: Filosofia, Relações Humanas, Política, História do Brasil, História Geral, Economia, Ciências Sociais e Antropologia.
Everton defendeu a busca por soluções para longo prazo, por meio de debates e discussões democráticas. “Esse negócio de solução rápida nunca deu certo no Brasil e nunca vai dar. Então, quando a gente parar para debater, aprofundar, deixar as paixões partidárias de lado e entender o que de fato está acontecendo, o povo e nós vamos deixar de ser massa de manobra", argumentou. "A Câmara Municipal de Limeira é uma casa política, onde os assuntos de interesses municipais são aqui discutidos e votados por honrados vereadores eleitos e honradas vereadoras eleitas, através do voto direto nas urnas. É relevante que nosso povo que vai às urnas tenha essa abertura de diálogo e mais esse dispositivo de debates para abrangência no conhecimento de nossa história como Brasil, como mundo e como ser humano que somos", justificou o parlamentar.
Orientação Profissional
Já o Projeto de Resolução Nº 12/2022, aprovado na forma do Substitutivo Nº 37, da vereadora Constância Félix (PDT), institui, no âmbito da Câmara Municipal, a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego para Jovens e Adolescentes. O evento deverá ser realizado anualmente entre os dias 25 e 31 de outubro, conforme a proposta.
O objetivo da semana é informar aos estudantes sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho e requisitos para ingresso e explicar o funcionamento dos contratos de aprendizagem e a legislação sobre o tema (Lei 10.097/2000). Outra finalidade é apresentar as agências de contratação de menores aprendizes.
A proposição prevê a formação de uma comissão de cinco vereadores para idealizar e organizar as ações da campanha, com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire. Assim, poderão ser realizadas atividades - como exposições, palestras, entrevistas e discussões em grupos - voltadas à orientação profissional de alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental de escolas estaduais, particulares e no EJA (Educação de Jovens e Adultos).
"A campanha se justifica em face da necessidade de ajudar os jovens que precisam de orientação sobre como procurar o primeiro emprego", apontou a vereadora. "Num país em que a taxa de desemprego subiu para 10% no primeiro trimestre de 2019, atingindo cerca de 13,4 milhões de brasileiros, conseguir um primeiro trabalho formal é um desafio hercúleo para jovens de 18 a 24 anos. Pensando em ajudar os jovens e adolescentes que querem iniciar na vida profissional, este projeto estará orientando os candidatos, dando mais confiança a eles, e ajudando-os a entender o que o empregador espera de um colaborador."