• Inicio
  • Notícias
  • Vereador pede informações sobre baixa procura de vacina contra poliomielite

Vereador pede informações sobre baixa procura de vacina contra poliomielite

Everton Ferreira defende vacinação infantil para evitar a chamada paralisia infantil

Data de publicação: 12/09/2022 14:45 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador pede informações sobre baixa procura de vacina contra poliomielite
Vereador pede informações sobre procura de vacina contra poliomielite

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), apresentou nesta segunda-feira, 12 de setembro, o Requerimento Nº 552/2022, em que pede informações da Prefeitura sobre a baixa procura da vacina contra poliomielite em Limeira.

Em agosto, o parlamentar solicitou ao Executivo, por meio do Requerimento Nº 501/2022, informações sobre o plano vacinal da poliomielite em Limeira e a adesão da população à campanha, requerendo dados de 2020, 2021 e 2022. "De acordo com dados da Secretaria da Saúde, publicados no portal da Prefeitura, das 14.778 crianças de um a quatro anos de idade, foram vacinadas cerca de 3 mil crianças, totalizando 21% do público alvo", apontou Everton.

Diante desses números, agora o vereador quer saber se é possível vacinar as crianças nas creches e se é possível fazer algum tipo de busca ativa deste público.

A meta do governo federal, explicou o parlamentar, é vacinar 95% das crianças. "A vacina contra a poliomielite protege as crianças contra uma doença conhecida popularmente como paralisia infantil, a vacinação é a única forma de prevenção, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação", afirmou. "Com a baixa cobertura vacinal, o incentivo à imunização contra a poliomielite fica ainda mais urgente, os pais ou responsáveis pela criança precisam se conscientizar da importância da vacinação."

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 foi prorrogada até o dia 30 de setembro, informou o Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.

Já em Limeira, a vacina está disponível em 17 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, de acordo com o Executivo: UBSs Abílio Pedro, Bairro do Tatu, Cecap, Graminha, Aeroporto, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1 e Vista Alegre, além do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi e da Vigilância Epidemiológica.

"É importante ressaltar que, por meio Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza cerca de 300 milhões de doses de vacinas anualmente, fornecendo gratuitamente cerca de 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo, é responsável pelo maior programa de vacinações", argumentou o vereador Everton Ferreira em defesa da imunização pública e gratuita.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.