Câmara Municipal de Limeira integra o Sial, juntamente com Prefeitura e Unicamp
Foi realizado nesta segunda-feira, 12 de setembro, o lançamento do Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial), por intermédio de uma parceria entre a Câmara Municipal de Limeira, a Prefeitura e a Unicamp. O objetivo é difundir os acervos permanentes do município, mantendo a especificidade e identidade de cada instituição que o integra, bem como a sua autonomia.
Participaram do evento o prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Cultura, José Farid Zaine, o secretário de Urbanismo, Matias Razzo, o pró-reitor da Unicamp, Fernando Coelho, a coordenadora da Escola Legislativa da Câmara de Limeira, Giane Boscolo, e o representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Rodrigo Sardinha Benettão, entre outras autoridades.
Giane Boscolo, servidora da Câmara, agradeceu pelo apoio das autoridades que representam cada uma das instituições. “Só conseguimos alcançar esse sistema graças ao apoio incondicional que recebemos”, declarou.
A vice-prefeita se disse emocionada. “Fico imensamente emocionada de estar aqui hoje para que a gente reverencie as pessoas e fatos que nos trouxeram até aqui, que seja coroado de sucesso essa iniciativa”. Já o secretário de Cultura, Farid Zaine, destacou o pioneirismo da cidade com a elaboração conjunta do sistema.
Encerrando a solenidade, o prefeito Mario Botion ressaltou que o Sial cria a possibilidade de manutenção de maneira mais organizada, mais eficiente e mais disponível a história do município e lembrou que o lançamento do sistema, juntamente com a exposição “Prada”, fazem parte das comemorações do aniversário de 196 anos da cidade de Limeira.
O sistema
O sistema foi criado por meio da Lei Ordinária Nº 6.613/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, de autoria do prefeito e aprovada pela Câmara Municipal de Limeira. Para a sua realização foi constituída a Comissão de Aplicação da Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, formada por representantes de cada instituição envolvida: Secretaria Municipal de Administração - Arquivo Geral, Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres; Secretaria Municipal de Cultura - Museu Major José Levy Sobrinho, Letícia França Machado Oliveira Lopes; Câmara Municipal de Limeira - Arquivo Geral, Giane Tavares Gonçalves Boscolo; e Centro de Memória Unicamp, João Paulo Berto.
João Paulo foi o responsável por apresentar o Sial ao público que acompanhou o lançamento. De acordo com ele, o sistema visa congregar em um único portal instituições de âmbito local, de diversas naturezas, sejam públicas ou privadas, que desejam disponibilizar ao público seus bens culturais de forma digital.
Ele destacou os benefícios oferecidos pelo sistema às instituições, pois se coloca como ferramenta de gestão aliada aos esforços em torno da transparência plena à informação presente nos documentos de diferentes linguagens e suportes. Já para o público, ele destaca a efetividade do sistema para a busca de documentos de forma unificada, seja para estudantes, pesquisa acadêmica ou para munícipes que buscam seus direitos. “É um mecanismo de acesso otimizado e unificado com as coleções permanentes sobre a cidade de Limeira”, afirmou João.
Podem ser acessados por meio do Sial documentos digitalizados das três instituições: Arquivo Geral da Prefeitura Municipal de Limeira, Museu Major José Levy Sobrinho e Núcleo de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara Municipal de Limeira. Entre os exemplos, João demonstrou o Livro de Leis de 1892 a 1905 da Prefeitura de Limeira, que pode ser conferido na íntegra.
João ressaltou que a plataforma utilizada pelo Sial é a Atom (Access to Memory), um software gratuito de código aberto de acesso à informação e de pesquisa, que não gerou nenhum custo aos cofres da municipalidade. Ele também apresentou os sistemas de busca, que podem ser por nome de autoridade, por local de origem ou por assunto, também é possível usar o ícone “objetos digitais”, que mostra todos os itens já disponibilizados no sistema. O Sial pode ser acessado pelo link ou pelo endereço http://atom.limeira.sp.gov.br:8080/.
“Legamos aos cidadãos de Limeira acesso a mais de 670 documentos distribuídos em três instituições, nossa meta é informatizar todas as coleções permanentes desses organismos, bem como, paulatinamente, recebermos outras instituições que desejem estar conosco nessa empreitada em torno do acesso qualificado à informação”, concluiu o representante do Centro de Memória Unicamp na Comissão.
Exposição
Após o lançamento do sistema, os presentes foram convidados a conferir a exposição “Prada”, que foi baseada nos documentos disponibilizados pelas três instituições no Sial. O tema foi escolhido devido à importância que a família teve no desenvolvimento da cidade e se divide em três núcleos: Imigração no estado e município, com destaque à imigração italiana e à vinda da Família para o Brasil; Indústrias Prada; e Complexo Prada, que demonstra o cuidado das Indústrias Prada com o recurso humano, com a criação de creche e clube para os funcionários, que deixou um legado para a cidade.
A exposição está aberta ao público das 12h às 16h, e estará disponível para visitação no Espaço Expositivo Maria Eloisa Rossi - Museu Major José Levy Sobrinho até o dia 27 de outubro.