• Inicio
  • Notícias
  • Vereador faz alerta sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Vereador faz alerta sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Everton Ferreira aponta necessidade de tratamento relacionados à saúde mental

Data de publicação: 06/09/2022 15:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereador faz alerta sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Vereador faz alerta sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), na ocasião do Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio, ressaltou a importância de cuidados com a saúde mental. Segundo o parlamentar, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado em 10 setembro 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "Essa data foi criada para prevenir o ato do suicídio, com objetivo de salvar vidas. O propósito é conscientizar a população sobre a importância que a vida tem", destacou.

Conforme o site Setembro Amarelo, a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, apontou: "são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia."

"Infelizmente essas pessoas que se submetem ao suicídio, estão enfrentando dificuldades em se relacionar,  dificuldades econômicas, desemprego, stress, depressão, perturbações mentais, dependência do alcoolismo, toxicodependência, bullying, enfim, vários fatores que impactam em seu cotidiano", avaliou o vereador.

De acordo com Everton, existem diversas maneiras de uma pessoa que não está bem consigo mesma tentar o suicídio, e cada caso deve ser tratado de forma diferente. "É importante que os  familiares e amigos saibam identificar quando alguém está pensando em se matar, que essas pessoas que estão ao seu redor estejam sempre atentos e presentes, observando atitudes, comportamentos diferentes, e que possam ter uma escuta ativa sem pré-julgamentos", declarou.

Conforme noticiado pelo site G1, "mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano — cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país".

O vereador indicou seguintes atendimentos relacionados à saúde mental em Limeira:

- Hospital Humanitária: atendimento de urgência e emergência de pacientes em crise em decorrência de transtornos mentais e/ou por uso de substâncias psicoativas, podendo haver internação do paciente para estabilização do seu quadro;

- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): atendimento multiprofissional especializado com acolhimento e acompanhamento regulares dos pacientes e de seus familiares. Existem 3 tipos:

    • CAPS AD - atendimento a adultos com transtornos mentais graves relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas.

    • CAPS II - atendimento a adultos com transtornos mentais graves, severos e persistentes; e,

    • CAPS IJ - atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, severos e persistentes, além do uso de substâncias psicoativas. 

- Ambulatório de Saúde Mental: atendimento e acompanhamento psiquiátrico de crianças, adolescentes e adultos através de consultas eletivas.

- Centro de Terapias Integradas (CTI): atendimento multiprofissional de crianças, adolescentes e adultos com transtornos mentais leves e moderados através de consultas eletivas.

No mês em que se debate a prevenção ao suicídio, o vereador Everton deixa um alerta. "O suicídio é um grande problema na saúde pública, com grandes impactos na sociedade. Diante dessa campanha do mês de prevenção ao suicídio, estarei solicitando informações à Prefeitura sobre quantidades de casos que temos em nosso município e quanto ao apoio familiar", afirmou. "É importante reforçar que podemos ter alguém próximo que esteja pensando em tirar a sua  própria vida em decorrência de uma grande frustração e a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogo, pense nisso."

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.