• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova projeto que institui programa para supervisão de alunos da área da saúde

Câmara aprova projeto que institui programa para supervisão de alunos da área da saúde

Projeto de autoria da Prefeitura permitirá convênios com instituições de ensino

Data de publicação: 06/09/2022 08:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova projeto que institui programa para supervisão de alunos da área da saúde
Câmara aprova projeto que institui programa para supervisão de alunos da área da saúde

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 5 de setembro, o Projeto de Lei Nº 124/2022, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa de Preceptoria e Supervisão em atividades de estágio e internato exercidas por alunos de instituições de ensino superior privadas na área da saúde.

Com a aprovação da proposta, a Prefeitura poderá celebrar convênios ou estabelecer parcerias com instituições de ensino privadas com o objetivo de cooperar para o desenvolvimento de ações de integração de ensino ou serviço dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito dos programas de graduação ou pós-graduação dos cursos de Medicina, Odontologia e demais áreas da saúde.

O projeto visa contribuir com a formação e ampliar o contingente de profissionais capacitados e envolvidos com a atenção integral à saúde, melhorar a resolutividade da atenção à saúde da população, produzir conhecimento por meio de investigações que subsidiem o manejo das ações dos serviços de saúde do município, desenvolver novos modelos assistenciais, administrativos e de gerenciamento e fomentar a educação permanente de profissionais.

Os custos e encargos com recursos humanos, bem como com equipamentos e adequações de espaços necessários para o exercício das atividades pedagógicas e de treinamento, serão de responsabilidade das instituições de ensino e as atividades de estágio e internato não poderão prejudicar a produtividade dos servidores, nem criar embaraços, dificuldades ou perda de qualidade no atendimento aos usuários do SUS.

Na justificativa, a Prefeitura informou que a cidade receberá em breve um curso de Medicina e que, para viabilizar as atividades práticas de campo, é necessário que haja uma lei municipal para regulamentar o Programa de Preceptoria e Supervisão. 

O projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes no Plenário e segue para sanção do prefeito. Depois ele será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.