• Inicio
  • Notícias
  • Em Piracicaba, Comissão dialoga com DRS sobre medicamentos para transplantados

Em Piracicaba, Comissão dialoga com DRS sobre medicamentos para transplantados

Pacientes de Limeira relatam problemas no estoque da Farmácia de Alto Custo

Data de publicação: 01/09/2022 17:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Em Piracicaba, Comissão dialoga com DRS sobre medicamentos para transplantados
Em Piracicaba, Comissão dialoga com DRS sobre medicamentos para transplantados

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo esteve em Piracicaba nesta quinta-feira, 1º de setembro, para dialogar com o Departamento Regional de Saúde (DRS) X sobre a falta de regularidade na entrega de medicamentos de alto custo indicados para o tratamento contra a rejeição de órgãos após o transplante. A demanda apresentada por pacientes se refere a problemas na manutenção do estoque de micofenolato de sódio e de tacrolimo na Farmácia de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo de Limeira.

Participaram os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; Marco Xavier (Cidadania), secretário. Também estava presente a vereadora Terezinha da Santa Casa (PL). O colegiado foi recebido pela diretora técnica de Saúde da DRS X, Regiane Portes Mendes, e pela farmacêutica Letícia Geraldo Crotti Campos.

A Secretaria Municipal de Limeira foi representada pela chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Deise Karla Blanco. A reunião contou ainda com a participação de um grupo de transplantados: Claudinei Flores, Gilson Batista, José Abrantes e Adir Almeida.

Durante o diálogo, os vereadores foram informados de que os imunossupressores em falta são adquiridos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e distribuídos nos estados pelos Departamentos Regionais de Saúde.

Na próxima reunião da Comissão, na quinta-feira, 8 de setembro, os vereadores pretendem alinhar a estratégia de atuação e buscar o apoio de deputados para intermediar a cobrança de solução do Ministério da Saúde.

Na semana passada, o colegiado solicitou a elaboração de estudo pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara, abordando a situação do estoque desses medicamentos em outros municípios. A análise deve abordar a quantidade de transplantados, de medicamentos e de farmácias envolvidas na dispensação. Esses dados podem embasar o pedido da Comissão aos órgãos competentes.

Reuniões

É responsabilidade dos membros da Comissão apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.

Ordinariamente, o colegiado se reúne às quintas-feiras, às 8h30. As deliberações são registradas em ata.