Conteúdo educacional na rede pública foi proposto pelo vereador Elias Barbosa
Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de agosto, o Projeto de Lei Nº 72/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), que assegura aos estudantes do ensino fundamental o acesso a conteúdo educacional de noções e conceitos de Robótica na rede municipal.
O autor da proposta defendeu, entre outras finalidades, que o ensino de robótica pode contribuir com a qualificação profissional dos estudantes. “Educação é construção para o futuro. Na atual sociedade, uma formação nesta matéria é fundamental. A nossa cidade já é, com certeza, um dos maiores polos industriais no nosso estado e isso se dá também pela contribuição dos organismos e pelas instituições de ensino técnico na capacitação de mão de obra qualificada e especializada”, mencionou Elias, ao destacar que Limeira é um dos seis polos de tecnologia do Estado de São Paulo.
Conforme o projeto, o programa educacional deverá garantir a formação e capacitação em Robótica também para os professores que ministram disciplinas, independentemente de quais sejam, para os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. Para isso, a Prefeitura fica autorizada a firmar parcerias ou convênios com instituições públicas ou privadas para a realização de capacitações e ações pedagógicas em ambiente escolar. Essas medidas foram estabelecidas a partir de emendas da vereadora Mariana Calsa (PL).
Estão no rol de objetivos da proposição: favorecer a interdisciplinaridade, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a investigação e compreensão, a resolução de problemas por meio de erros e acertos e aplicação das teorias formuladas a atividades concretas; estimular o desenvolvimento das relações interpessoais e intrapessoais, o senso de responsabilidade, a curiosidade, a autoconfiança e a autoestima; além de promover a sensação de pertencimento dos alunos à escola e suas atividades.
O texto aprovado segue para ser sancionado pelo prefeito, antes de ser promulgado, publicado e se tornar lei.