“Quem fuma vive no mínimo 15 anos a menos'', apontou o vereador Dr. Júlio
A Câmara promoveu na noite desta segunda-feira, 29 de agosto, o lançamento da exposição Tabagismo na Adolescência - o Vilão é Outro. A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC). A ação faz parte da campanha 16 dias de Ativismo no Combate ao Tabagismo na Adolescência, instituída pela Resolução Nº 611/2015, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL).
O evento foi organizado pela Escola Legislativa Paulo Freire e promovido pela Comissão Organizadora da campanha 16 Dias de Ativismo no Combate ao Tabagismo na Adolescência - constituída pelos vereadores Anderson Pereira (PSDB), Ceará (Republicanos), Dr. Júlio (União Brasil) e Lu Bogo e pelo vereador licenciado Nilton Santos (Republicanos).
Presidente da Comissão, o vereador Dr. Júlio enumerou alguns malefícios do hábito do tabagismo:
- Quem fuma vive no mínimo 15 anos a menos
- O cigarro tem a função cumulativa de alcatrão e nicotina e mais três substâncias tóxicas no organismo
- Quem fuma afeta a pessoa que está ao lado, pois a fumaça tem alto teor de substâncias cancerígenas, em mais quantidade que por ingestão oral
- O cigarro e o tabagismo provocam câncer em várias partes do corpo
- Quem fuma pode ter câncer de pulmão
- Uma vez detectado, câncer de pulmão não tem cura
- O câncer de pulmão causa metástase (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra) de forma rápida, levando complicações para outros lugares do organismo.
O presidente da Comissão argumentou ainda que o hábito de fumar entre adolescentes começa com companhias de pessoas próximas, o que acaba levando a pessoa à dependência. "Essa campanha é uma singela contribuição para que a sociedade se conscientize da importância de não fumar'', resumiu Dr. Júlio.
Autora da legislação que cria a campanha, a vereadora Lu Bogo comentou sobre a prática do tabagismo. "Nós sabemos que o cigarro não faz bem para a saúde, por isso a importância dessa campanha, para repassar isso aos adolescentes”, disse Lu Bogo.
Já o vereador Sidney Pascotto apontou os prejuízos que o hábito de fumar acarreta. “O futuro chega para todo mundo. Se você sobreviver com o cigarro, é um sério candidato a ter várias dificuldades na saúde”, lembrou.
No ano passado, a campanha disponibilizou uma cartilha em formato digital publicada no site da Escola Legislativa.