• Inicio
  • Notícias
  • Pacientes transplantados relatam falta de medicamentos em Farmácia de Alto Custo

Pacientes transplantados relatam falta de medicamentos em Farmácia de Alto Custo

Comissão vai solicitar esclarecimentos ao Departamento Regional de Saúde

Data de publicação: 25/08/2022 11:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Pacientes transplantados relatam falta de medicamentos em Farmácia de Alto Custo

    Pacientes transplantados relatam falta de medicamentos em Farmácia de Alto Custo

  • Foram apontados problemas no estoque de micofenolato de sódio e de tacrolimo

    Foram apontados problemas no estoque de micofenolato de sódio e de tacrolimo

    A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo recebeu um grupo de pacientes transplantados na reunião desta quinta-feira, 25 de agosto. Eles relataram a falta de regularidade na entrega de medicamentos de alto custo indicados para o tratamento contra a rejeição de órgãos após o transplante. Foram apontados problemas no estoque de micofenolato de sódio e de tacrolimo na Farmácia de Alto Custo.   

    “Não podemos ficar sem esses remédios porque há um risco de perdermos o rim ou falecermos”, argumentou Adir Almeida, um dos representantes do grupo. Ele afirmou que, como a quantidade que chega a Limeira é insuficiente para todos os transplantados, há períodos que alguns pacientes recebem e outros não. Esse problema na frequência da dispensação começou há seis meses, informaram. Criticaram ainda que não há critérios transparentes para a entrega dos medicamentos.

    O munícipe Claudinei Flores, outro paciente presente na reunião, mencionou que usou a Tribuna Livre da Câmara em abril deste ano , quando discorreu sobre a demanda. “Esse medicamento não é barato e, depois de um processo que passamos de hemodiálise, de transplante, eu não gostaria de pôr minha vida em risco porque faltou um remédio”, relatou à época.

    Deliberações

    Como a divisão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo  é organizada a partir de Departamentos Regionais de Saúde (DRS), a Comissão deliberou pela expedição de ofício à DRS-10, a qual Limeira integra, para que preste esclarecimentos em reunião do colegiado, prevista para ocorrer no dia 1º de setembro, às 9h. O secretário Municipal de Saúde, Vitor Santos, será convidado para participar do diálogo.

    O presidente da Comissão de Saúde, Everton Ferreira (PSD), destacou que a garantia da assistência farmacêutica envolve um grupo de ações tripartite, desempenhadas pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Município. E ratificou que a responsabilidade na dispensação de remédios na Farmácia de Alto Custo é do governo estadual, enquanto ao município compete a manutenção da estrutura e o custeio de pessoal da unidade em Limeira.

    Durante a reunião, o parlamentar explicou aos pacientes como é composto o orçamento da saúde municipal. “O município de Limeira arca com a maior parte da receita, 70%; outros 27% são oriundos do Governo Federal e somente 3% são do Estado”, descreveu Everton, ao criticar a quantia de participação da administração estadual nos investimentos em saúde na cidade.

    Uma moção de apelo será elaborada pela Comissão para apreciação em Plenário e, após aprovação, encaminhamento à DRS-10, ao Poder Executivo Municipal e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, relatando a reclamação dos munícipes transplantados a respeito da falta de critérios para a entrega dos medicamentos e considerando que há insuficiência no estoque para atender todos os pacientes.

    O colegiado solicitou ainda, por sugestão do vereador Marco Xavier (Cidadania), a elaboração de estudo pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara. Um levantamento será feito abordando a situação do estoque desses medicamentos em outros municípios. A análise deve abordar a quantidade de transplantados, de medicamentos e de farmácias envolvidas na dispensação.

    Reuniões

    Ordinariamente, o colegiado se reúne às quintas-feiras, às 8h30. Participaram esta semana os vereadores Everton Ferreira, presidente; Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente em exercício, e Marco Xavier, secretário. As deliberações são registradas em ata.

    É responsabilidade dos membros da Comissão apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.