• Inicio
  • Notícias
  • Câmara de Limeira integrará sistema de acesso a acervos histórico-culturais

Câmara de Limeira integrará sistema de acesso a acervos histórico-culturais

Lançamento do Sistema Integrado acontece dia 12 de setembro

Data de publicação: 24/08/2022 16:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara de Limeira integrará sistema de acesso a acervos histórico-culturais
Câmara de Limeira integrará sistema de acesso a acervos histórico-culturais

Com o objetivo de difundir os acervos permanentes do município de instituições públicas e privadas, será lançado pela Comissão de Aplicação da Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, no dia 12 de setembro, o Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial). A ação marca as comemorações do aniversário da cidade, que completa 196 anos. O acervo da Câmara Municipal de Limeira integrará o sistema, juntamente com os arquivos de outros órgãos da cidade.

Juntamente com o lançamento do sistema, será realizada uma exposição com o tema “Prada”, que será aberta ao público no dia 12 de setembro, das 12h às 16h, e estará disponível para visitação no Espaço Expositivo Maria Eloisa Rossi - Museu Major José Levy Sobrinho até o dia 27 de outubro. 

De acordo com a Prefeitura, a possibilidade de criação e funcionamento do sistema aconteceu por meio da Lei Ordinária Nº 6.613/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão de Acervos Permanentes e Memória, de autoria do prefeito e aprovada pela Câmara Municipal de Limeira.

“A implementação e o funcionamento do sistema proporcionará acesso pleno e irrestrito ao acervo histórico-cultural público e privado municipal das instituições de memória (arquivos, museus, centros de documentação, etc) ampliando o conhecimento dos usuários sobre a história de Limeira e região, valorizando as identidades locais”, esclareceu a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, por meio de notícia veiculada no site nesta quarta-feira, 24 de agosto.

O objetivo do sistema é difundir os acervos permanentes do município, mantendo a especificidade e identidade de cada instituição que o integra, bem como a sua autonomia. A plataforma utilizada é a Atom (Access to Memory), um software gratuito de código aberto de acesso à informação e de pesquisa. Com a implementação será criado um ambiente on-line para acesso aos documentos dos acervos em um só local, o que agilizará as pesquisas, criando uma rede integrada de coleções digitais.

Atos e termos de convênios específicos do Arquivo Geral da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Administração; Arquivo da Câmara Municipal; Museu Major José Levy Sobrinho, instrumento da Secretaria de Cultura; e Centro de Memória Unicamp - CMU regulamentam a iniciativa.

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação