Everton Ferreira também requer informações sobre plano vacinal de Limeira
A vacinação contra a poliomielite em crianças menores de cinco anos como ferramenta de prevenção contra a paralisia infantil, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3, é objeto de preocupação e tema de questionamento do vereador Everton Ferreira (PSD). Por meio do Requerimento Nº 501/2022, o parlamentar solicitou à Prefeitura informações sobre plano vacinal da poliomielite em Limeira e adesão da população à campanha. O vereador também requer dados dos planos de 2020, 2021 e 2022.
"Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, peço que a população siga o plano vacinal corretamente. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional", afirmou.
O parlamentar descreveu as características da doença: "A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, caracterizado por poliovírus. Sua transmissão é por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada, através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar, as pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. O vírus se multiplica nos locais por onde ele entra no organismo (boca, garganta e intestinos); em seguida, vai para a corrente sanguínea e pode chegar até o sistema nervoso, dependendo da pessoa infectada."
Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), "cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido".
Para ressaltar a importância da vacinação, o vereador destacou informação publicada no jornal Tribuna de Limeira. Conforme notícia de 22 de agosto, das aproximadamente 14 mil crianças da cidade, o público-alvo da campanha, apenas 887 receberam a vacina até o momento - o que representa 6,33% do público.
"As vacinas são estimuladas para combater as doenças do corpo, tem objetivo de estimular a produção de anticorpos para combater determinados agentes infecciosos, portanto não deixem de comparecer nas unidades básicas de saúde, para vacinar. Cuidar da sua saúde é um ato de amor", defendeu Everton.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.