• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova dois novos eventos para o Calendário Oficial do Município

Câmara aprova dois novos eventos para o Calendário Oficial do Município

Prevenção de acidentes domésticos com idosos e vitiligo são temas das propostas

Data de publicação: 23/08/2022 11:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova dois novos eventos para o Calendário Oficial do Município
Câmara aprova dois novos eventos para o Calendário Oficial do Município

Dois novos eventos - a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos e a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo - vão fazer parte do Calendário Oficial do Município de Limeira, com a aprovação de dois projetos na sessão ordinária desta segunda-feira, 22 de agosto.

Prevenção de acidentes domésticos com idosos

De iniciativa da vereadora Lu Bogo (PL), o Projeto de Lei Nº 286/2021, aprovado na forma do Substitutivo Nº 69, institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos e inclui no Calendário Oficial de Eventos da cidade, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro.

Segundo a justificativa do texto legislativo, nesse período poderão ser feitas palestras, debates com especialistas ou técnicos e atividades voltadas para este público, de forma a apresentar os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes domésticos com idosos. 

A Prefeitura também poderá envolver instituições de natureza pública e privada, assim como a sociedade civil, na elaboração da programação de ações voltadas às atividades educativas, registrou a parlamentar. "Enfraquecimento muscular, perda óssea, diminuição de reação e equilíbrio, além de redução da nitidez e clareza da visão estão entre os fatores que colocam a população com mais de 60 anos no grupo de risco para acidentes domésticos", expôs Lu Bogo. "A gente vê e ouve no dia a dia muitos idosos que depois de uma queda são hospitalizados e vão a óbito", esclareceu. 

Vitiligo

Outra matéria aprovada que inclui evento no Calendário Oficial é o Projeto de Lei Nº 118/2022, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT), que cria a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo.

Conforme a justificativa, vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. "As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados", apontou. Segundo a parlamentar, as causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo.

A semana, escreveu Constância, terá os seguintes objetivos: sensibilizar sobre a discriminação sofrida pelas pessoas com os sintomas do vitiligo; promover espaço para discussão sobre a doença e interlocução por meio de manifestação dos gestores, conselhos, associações, ONGs e demais serviços que oferecem atendimento à pessoa com vitiligo; qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de cuidados com a pele; e proporcionar intercâmbio entre a família, os usuários e os profissionais da área da saúde. 

Ambas as proposições foram aprovadas por todos os vereadores e seguem para apreciação do prefeito, que pode vetar ou sancionar.