Segundo Tatiane Lopes, casos da doença em humanos foram relatados em MG e DF
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou a Moção de Apelo Nº 143/2022 ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e à Prefeitura Municipal sugerindo a volta das campanhas de vacinação antirrábicas em Limeira e demais municípios do Estado. O documento foi lido e aprovado em Plenário na sessão ordinária desta segunda-feira, 8 de agosto.
No documento, a vereadora alerta que foram relatados, recentemente, casos da doença em humanos no estado de Minas Gerais e no Distrito Federal, levando dois adolescentes a óbito. Ela informa que a raiva é transmitida por meio de animais infectados com o vírus por meio de mordeduras e defende que a forma mais eficaz de combate é por meio da ampla vacinação antirrábica.
“As campanhas contra raiva se tornaram populares por conseguirem uma adesão muito grande da população que, compreendendo a importância da vacinação, levavam seus animais nos pontos de vacinação nos bairros. Contudo, desde 2019, as campanhas de vacinação para cães e gatos contra raiva foram canceladas. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, é o responsável por destinar aos estados as doses antirrábicas que, posteriormente, são encaminhadas aos municípios”, explicou Tatiane.
No entanto, afirmou a parlamentar, desde 2019, a pasta tem priorizado distribuir as vacinas apenas para regiões com critérios de prioridade por conta de risco epidemiológico. “Ocorre que, com esses novos casos em lugares que não são considerados de alto risco epidemiológico, é importante que as campanhas voltem e com urgência. Assim, por meio desta moção, solicitei tanto ao Governo do Estado, quanto ao Ministério da Saúde que considerem, como medida preventiva, a compra de vacinas para destinação aos municípios em quantidade suficiente para a volta das campanhas nos bairros”, justificou a proponente.
Por fim, a vereadora solicitou que a Prefeitura de Limeira reforce as informações à população acerca da importância da vacinação de cães e gatos em clínicas particulares e que estude a possibilidade de compra de vacina com recursos próprios.
A moção será encaminhada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao secretário Estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e ao prefeito de Limeira, Mário Botion (PSD).
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.