• Inicio
  • Notícias
  • Câmara recebe projeto preliminar para instalação de energia solar

Câmara recebe projeto preliminar para instalação de energia solar

Presidente Sidney Pascotto defende legado em geração de energia limpa 

Data de publicação: 15/08/2022 14:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara recebe projeto preliminar para instalação de energia solar
Presidente Sidney Pascotto defende legado em geração de energia limpa

A Câmara Municipal de Limeira será preparada para dar início, ainda este ano, ao processo de instalação de energia solar. A previsão foi confirmada em reunião nesta segunda-feira, 15 de agosto, entre o presidente da Casa, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC) e representantes da empresa Sociedade Solar, contratada para elaboração do projeto e fiscalização de implantação de usina fotovoltaica.

Com a estrutura, o Legislativo limeirense prevê uma economia média de R$ 138 mil, por ano, em gastos com energia. “Sem dúvida este é um legado e a Câmara se torna um exemplo, tanto pelos recursos públicos que serão economizados como pelo investimento em uma fonte de geração de energia limpa”, defendeu Sidney Pascotto, durante a reunião.

Também participaram o secretário de Administração e Finanças, Romulo David Soares, a diretora do Departamento de Administração e Gestão de Pessoas da Câmara, Mariana Carneiro de Souza, o chefe do Núcleo de Manutenção e Serviços Gerais, Gilson Dias do Nascimento, e o servidor Fernando Mazzeo Grande, da Consultoria Técnica Especializada. 

Projeto preliminar

Um pré-projeto para implantação de usina fotovoltaica foi apresentado à Câmara pelo diretor da Sociedade Solar, Silvio Castilho, e pelo engenheiro civil, Renan Silveira. Há uma estimativa de que cerca de 200 painéis fotovoltaicos sejam instalados. Para isso, será necessário construir uma estrutura metálica auxiliar sobre o telhado do prédio, bem como utilizar parte da cobertura do estacionamento do Legislativo. Assim, é possível atender a média de consumo, por mês, de 13.000 kWh (quilowatt-hora).

Além de atender no presente o consumo de energia, o projeto em fase de elaboração garante que a geração de energia seja ampliada futuramente. Conforme explicado por Silvio Castilho, neste primeiro momento será instalado um inversor com capacidade projetada superior à demanda atual. Com isso, em uma segunda fase, a Câmara pode expandir a produção energética com a implantação de novos painéis e de cabine primária que suporte potências maiores.   

Etapas

A empresa Sociedade Solar foi contratada para auxiliar a elaboração do edital de licitação e a fiscalização, junto com uma comissão formada por servidores efetivos, da implementação da usina fotovoltaica. Durante a reunião foi informado que, após o processo licitatório para aquisição dos equipamentos e instalação, é possível que a empresa licitada execute o trabalho em 60 dias. Essa projeção torna viável que ainda este ano a Câmara tenha estrutura para gerar a própria energia.