Prefeitura respondeu ao parlamentar que rede de saúde está preparada para atendimento
Presidente da Comissão de Saúde na Câmara, o vereador Everton Ferreira (PSD) elaborou o Requerimento Nº 364/2022 para solicitar informações à Prefeitura sobre os riscos de epidemia de varíola dos macacos em Limeira. Em ofício enviado em 22 de julho, o Executivo respondeu que o “risco de contaminação pode ocorrer, porém toda a rede de saúde (pública e privada) está preparada para o atendimento, tratamento, notificação e isolamento dos possíveis infectados”.
O parlamentar explicou que tem a preocupação de que o vírus não se espalhe rapidamente na cidade. Por esse motivo, pediu ao Executivo que informasse quais são as atividades preventivas que a população limeirense pode adotar, se há risco de epidemia no município e em qual grau, se alto ou baixo, além de quais medidas que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde estão planejando ou executando. Sinalizou ainda que Limeira registrou neste mês de agosto o primeiro caso.
Orientações
Segundo Everton Ferreira, a varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Essa transmissão pode ocorrer por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama, conforme o Ministério da Saúde. Entre os sintomas estão: dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e o aparecimento de inchaço de gânglios, que pode acontecer tanto no pescoço e na região axilar como na parte genital. “Porém as manifestações na pele ocorrem entre um e três dias, após os sintomas iniciais”, destacou o vereador.
Com base em notificações feitas pelo Ministério da Saúde, o parlamentar informou que, no Brasil, há 2.458 casos confirmados de varíola dos macacos e recomendou que os munícipes necessitam ter ciência das medidas preventivas na rotina diária. “Com esses dados alarmantes sobre a varíola dos macacos no país é de extrema importância que a população invista em boa higienização, lave sempre as mãos, mantenha hábitos saudáveis, fortaleça a imunidade do corpo, tenha o plano vacinal em dia, hidrate-se e não deixe de usar máscara”, orientou.
O vereador Everton também ressaltou que os grupos mais vulneráveis são aqueles que têm comprometimento do sistema imunológico, como transplantados, idosos e pessoas em tratamento de câncer.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.