• Inicio
  • Notícias
  • Intervenções de vereador ajudam protocolo de diabéticos a se tornar realidade

Intervenções de vereador ajudam protocolo de diabéticos a se tornar realidade

Everton Ferreira destaca importância de trabalhar em parceria com o Executivo

Data de publicação: 09/08/2022 14:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Intervenções de vereador ajudam protocolo de diabéticos a se tornar realidade
Intervenções de vereador ajudam protocolo de diabéticos a se tornar realidade

A Prefeitura de Limeira passou a disponibilizar na rede municipal de saúde um sensor glicêmico para pacientes de quatro a 18 anos, com diabetes tipo 1, desde o dia 5 de agosto. A medida foi tomada com base em proposituras do próprio Executivo, por meio do Grupo de Apoio aos Diabéticos, e nas intervenções realizadas pelo vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

De acordo com o parlamentar, o município tem aproximadamente cerca de 20 mil diabéticos, no entanto, somente 5 mil pessoas são atendidas nas unidades básicas de saúde. "Diabetes é uma doença crônica e silenciosa caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, assim, é necessário realizar exames laboratoriais solicitados pelo médico, pois a pessoa pode não ter consciência de que é portadora dessa doença", apontou. 

Sobre a importância do aparelho disponibilizado pela Prefeitura, o vereador explicou que "o sensor libre é um pequeno aparelho do tamanho de uma moeda, aplicado no braço através de cola adesiva, que serve para monitoramento de glicose no sangue".

Conforme Everton, para ter acesso ao monitoramento, será necessário seguir um protocolo específico. A consulta aos critérios e aos documentos necessários pode ser feita na Central de Medicamentos, localizada nas dependências da Prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. "A distribuição que o prefeito Mário Botion começou é de extrema importância para os diabéticos, pois facilita no controle glicêmico da criança e na monitorização", avaliou.

O parlamentar destacou ainda o trabalho conjunto feito com o prefeito e o secretário de Saúde, Vitor Santos. "É muito importante trabalhar junto com a administração municipal, especialmente na prevenção à saúde. Cuidar da saúde é um conjunto de fatores, dentre os quais destaco o acompanhamento da saúde na prevenção a partir da atenção primária nas unidades básicas de saúde", afirmou.

"O gabinete é um porta-voz da população, essas solicitações foram realizadas diante de algumas pessoas envolvidas, que de alguma maneira lutam pela vida dos diabéticos: Janaina Presidente do GAD (Grupo de Apoio aos Diabéticos), Dra. Marcia, Dra. Flávia, Fátima, Rosilaine, Neusa. Essas pessoas trabalham em prol do voluntariado de diferentes instituições, acolhem a população com diagnóstico de diabetes, dão apoio à família, orientam quanto a uma boa alimentação, necessidade de uma avaliação médica e principalmente dão apoio emocional. Pessoas assim merecem todo carinho e atenção", defendeu.

Seguem abaixo as proposituras feitas pelo vereador Everton Ferreira:

Indicação Nº 58/2021 - Indica ao Poder Executivo a criação de um Centro de Referência aos Portadores de Diabetes.

Requerimento Nº 653/2021 - Requer informações do Poder Executivo sobre a Indicação Nº 58/2021 (criação de um Centro de Referência aos Portadores de Diabetes).

Indicação Nº 577/2022 - Indica ao Poder Executivo que seja distribuído o aparelho de sensor Libre para os diabéticos no município de Limeira.

Requerimento Nº 219/2022 - Requer informações ao Poder Executivo sobre a Indicação Nº 577/2022 no município de Limeira.

Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.