• Inicio
  • Notícias
  • Tatiane Lopes promove roda de conversa entre protetores da causa animal e DPBEA

Tatiane Lopes promove roda de conversa entre protetores da causa animal e DPBEA

Castração, castramóvel e animal comunitário foram temas propostos pela vereadora

Data de publicação: 22/07/2022 15:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Tatiane Lopes promove roda de conversa entre protetores da causa animal e DPBEA
Tatiane Lopes promove roda de conversa entre protetores da causa animal e DPBEA

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) promoveu uma roda de conversa nesta quinta-feira, 21 de julho, entre protetores e protetoras da causa animal de Limeira, a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Josiane Silvestrini, e o encarregado de Proteção e Bem-Estar Animal, Diego Gamis. O objetivo foi promover um diálogo sobre as demandas da causa animal, bem como proporcionar um momento de esclarecimento de dúvidas sobre o atendimento e serviços prestados pelo órgão. 

Alguns dos assuntos debatidos na roda de conversa foram castração, animal comunitário, a denúncia feita pela vereadora ao Ministério Público em função da falta de oferecimento de castrações pela Prefeitura, castramóvel e projetos de conscientização sobre proteção aos animais.

Dentre as principais reivindicações apresentadas pelos protetores, estiveram a urgência da realização das castrações nos bairros com o ônibus castramóvel – que está atualmente em processo licitatório, de acordo com informações da diretora; a realização de castrações no trailer castramóvel – que segundo Josiane, aguardam apenas a autorização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), e os critérios socioeconômicos para ter acesso às futuras castrações que serão oferecidas. 

Para a proteção animal é importante que o critério para as castrações não seja exclusivamente o Cadastro Único, mas sim o critério de localização. Tatiane Lopes explicou que em Campinas as castrações realizadas no ônibus castramóvel visam atender os bairros, independentemente do critério de renda, diferente do que tem sido planejado em Limeira. 

Segundo Tatiane, o critério de localização, ou seja, o atendimento aos moradores dos bairros, é mais efetivo porque promove a saturação das castrações nos lugares específicos. “É importante que o ônibus priorize o atendimento nas regiões periféricas, já que são lugares com maior número de animais”, afirmou a parlamentar. A diretora do DPBEA se comprometeu a levar as demandas debatidas na reunião à secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi.

Para Tatiane, a roda de conversa é uma estratégia para garantir que os protetores sejam diretamente ouvidos pelo Poder Executivo. “A participação dos protetores nessas reuniões é de grande importância porque assim conseguimos aproximar as demandas da proteção animal com o Executivo. Essas pessoas sofrem diariamente as dificuldades do que é ser um protetor de animais em Limeira, não tendo respaldo do poder público. As demandas apresentadas por eles são legítimas e merecem ser ouvidas”. 

A parlamentar também frisou que essa é uma forma de fortalecer a participação do munícipe na elaboração de políticas públicas e uma estratégia de democracia participativa. “Quando o cidadão se compreende como agente político e se dispõe a dialogar diretamente com o Executivo, ele está fortalecendo a ideia de uma democracia mais participativa, onde o agente político não é só o poder público, mas ele próprio. Estou muito feliz com a reunião e pretendo promover outros momentos de escuta como esses”, ressaltou.

Para a reunião, além dos protetores independentes e da diretoria do DPBEA, foram convidados também a secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi – que não pôde participar por questões de agenda, e o prefeito, Mário Botion, que não se manifestou sobre o convite, segundo Tatiane.

Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.