Enfermeira Zilma Vieira dos Santos vai receber Diploma de Gratidão da Cidade
A Câmara Municipal aprovou a criação do Diploma Edineia Messias Sinico (Néia) voltado a homenagear os profissionais de estética e beleza, na sessão ordinária deste segunda-feira, 11 de julho. O Projeto de Resolução Nº 7/2022 que cria essa comenda é de iniciativa da vereadora Lu Bogo (PL).
Segundo a proposta, o diploma deverá ser entregue anualmente pelo Legislativo durante sessão solene a ser realizada na semana do dia 19 de outubro. A data se refere à cabeleireira e empresária Edineia Messias Sinico, conhecida por Néia da Charmant, falecida em 19 de outubro de 2021, vítima da doença covid-19. Nascida em 25 de março de 1969, a empreendedora "sempre trabalhou ao lado do marido e familiares, por vocação incentivou e formou centenas de profissionais que hoje atuam no mercado em nossa cidade e em todo país", recordou Lu Bogo.
Cada um dos vereadores poderá indicar uma profissional para receber o diploma e caberá a uma comissão de cinco parlamentares organizar a homenagem, ou seja, analisar as indicações e apresentar o decreto legislativo, formalizando os nomes dos homenageados.
Zilma Vieira dos Santos
Os vereadores também aprovaram a concessão do Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro Ordem Tatuiby a Zilma Vieira dos Santos pelos relevantes serviços prestados à cidade de Limeira. A proposta é da vereadora da vereadora Mariana Calsa (PL), por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 11/2022.
A homenageada tem 61 anos e é natural de Condeúba (BA). A família se mudou para São Paulo em busca de mais qualidade de vida e oportunidade de trabalho e renda. "A cidade escolhida pelos pais foi Agudos. Em seguida, o distrito de Jamaica, em Dracena, e por fim Limeira em 1974, onde escreveu sua linda trajetória profissional na saúde pública municipal", descreveu a vereadora proponente.
De acordo com o projeto, Zilma estudou na Escola Perches Lordello, trabalhou em casas de famílias, na empresa Prada e na produção de bolos e doces para casamento. Em julho de 1993, iniciou o trabalho como auxiliar de enfermagem na extinta Empresa de Desenvolvimento de Limeira (Emdel).
A homenageada se aposentou em 1º de julho de 2022. "A paixão por servir ao próximo, não só auxiliando nas dores físicas, mas também com palavras positivas e conselhos de amigos, marcou também a sua passagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cecap e do Jardim Planalto, o último local onde trabalhou até a publicação definitiva da aposentadoria", registrou.
"Durante a pandemia esteve na linha de frente de combate ao vírus e teve a oportunidade de aplicar mais de 64 mil doses da vacina, salvando muitas vidas de moradores da cidade de Limeira. Zilma é querida pelos amigos, filhas, genros, netos e pelos colegas de trabalho. Guerreira, honesta, compromissada e amorosa. Merece ser lembrada para sempre como alguém que fez diferença na vida de centenas de pessoas todos os dias", justificou Mariana Calsa.
Ambas as proposições receberam aprovação unânime e serão promulgadas pelo presidente da Câmara Municipal de Limeira.