Homenagem foi proposta pelo vereador Betinho Neves
Dois projetos de homenagem foram aprovados pelos vereadores de Limeira na sessão ordinária desta segunda-feira, 20 de junho. O Projeto de Decreto Legislativo Nº 5/2022, do vereador Betinho Neves (PV), concede o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” ao capitão da Polícia Militar Herlon Corrêa de Paula. Já o Projeto de Lei Nº 227/2021, do vereador João Antunes Bano (Podemos), perpetua o nome de Valdi Gonçalves Dias na Rua Projetada 02, do loteamento Novos Bandeirantes.
Capitão Herlon
Capitão Herlon é natural de Pirassununga (SP) e ingressou em 2003 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco na Zona Norte de São Paulo aos 18 anos. Em 2006, foi declarado Aspirante a Oficial PM e passou a atuar como comandante de Força Patrulha na Zona Sul, especificamente no Capão Redondo e no Jardim Ângela. O homenageado foi transferido para Limeira em janeiro de 2009, já como 2º Tenente PM.
Integrando o 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior na cidade exerceu as funções de chefe nas seções de Licitações e Contratos, de Comunicação Social, de Polícia Judiciária Militar e Justiça, de Pessoal e adjunto da Seção Operacional. Também foi coordenador do Curso de Formação de Soldados. Atuou ainda em cargos de destaque em Leme (SP), em Pirassununga (SP).
O vereador Betinho destacou que o capitão Herlon foi responsável pelos troféus em grau Bronze entregues ao 36º BPM/I no Prêmio Polícia Militar da Qualidade, em 2017 e 2019, além de ter sido o organizador dos Passeios Ciclísticos do 36º BPM/I em 2018 e 2019, que arrecadou mais de 1000 brinquedos para o Fundo de Solidariedade de Limeira, entregues no Natal a crianças carentes.
Em 24 de maio de 2019, com a promoção a Capitão de Polícia Militar, recebeu a missão de comandar a 1ª Companhia da PM em Limeira/SP, a qual assumiu em 31 de maio, tendo como desafio a mudança para uma nova sede, que ocorreu em 15 de dezembro de 2020, sendo um quartel mais moderno e estruturado para melhor atendimento dos cidadãos e dos próprios policiais militares na 1ª Cia PM.
“O senhor é um grande exemplo para nossa cidade, não só como policial, mas como homem e como pai. Vem desempenhando um papel fundamental no trabalho de ação e de prevenção, além do trato que tem com a população em geral e com os policiais. Essa não é uma homenagem só minha, mas de toda a Câmara”, discursou Betinho Neves em Plenário.
Valdi Gonçalves Dias
Outra homenagem foi aprovada por meio do Projeto de Lei Nº 227/2021 que perpetua o nome de Valdi Gonçalves Dias em rua do loteamento Novos Bandeirantes.
Nascido em 1965, em Monte Azul (MG), ele se mudou para Limeira em 1987. Segundo João Bano, o homenageado era de "origem humilde e tinha um coração enorme", trabalhou na roça desde cedo para ajudar no sustento da família. Chegou a São Paulo em busca de trabalho, quando o estado vizinho foi impactado pela seca. "Veio para Limeira sem ter parente e amigos, na época sem experiência. Encontrou um homem chamado Davi Poletti, que o contratou na Viação Limeirense. Foi o primeiro emprego com carteira assinada", contou o proponente.
Também atuou em outras empresas na cidade como Invicta, Zacarias, além de postos de combustíveis. Em 2000, Valdi foi diagnosticado com câncer, doença que enfrentou com quimioterapia e outros tratamentos durante os anos seguintes. Faleceu em 2009, aos 43 anos.