• Inicio
  • Notícias
  • Três cidadãos terão nomes perpetuados em ruas da cidade

Três cidadãos terão nomes perpetuados em ruas da cidade

Projetos são de autoria dos vereadores Helder do Táxi e Elias Barbosa

Data de publicação: 14/06/2022 08:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Três cidadãos terão nomes perpetuados em ruas da cidade
Três cidadãos terão nomes perpetuados em ruas da cidade

Três projetos aprovados na sessão desta segunda-feira, 13 de junho, homenageiam cidadãos com nomes de ruas de Limeira. O Projeto de Lei Nº 78/2022, do vereador Helder do Táxi (MDB), perpetua o nome de Waldemar Arthur na Rua Projetada 33, do loteamento Novos Bandeirantes. 

De iniciativa do vereador Elias Barbosa (PSC), o Projeto de Lei Nº 53/2022 perpetua o nome de Theresa Arnosti Dollevedo na Rua Projetada 10 do loteamento Residencial Colinas do Engenho II e o Projeto de Lei Nº 54/2022 perpetua o nome de Stefano Dollevedo na Rua Projetada 11 do loteamento denominado Residencial Colinas do Engenho II. Ambas as proposições corrigem leis anteriores que não fazem menção específica de uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos.

Waldemar Arthur

Filho de Napoleão Arthur e de Maria Moresi, Waldemar Arthur nasceu em 21 de junho de 1925. Aos 17 anos conseguiu seu primeiro emprego como barbeiro, na estação da Companhia Paulista das Estradas de Ferro, mais tarde adquiriu uma barbearia  e se tornou dono e administrador.

De 1954 a 1965 Waldemar e mais dois irmãos construíram a Olaria São Bento. "Nesta olaria, os irmãos fabricavam tijolos e contribuíram para o progresso de Limeira", destacou o proponente. Foram vendidos tijolos para os novos bairros como Vila Camargo, Boa Vista, Vila Queiroz, Vila Fascina, Vila Kuhl e para os prédios da antiga Indústria Prada e da Companhia União.

"O senhor Waldemar era um homem humilde, de muita fé, um empreendedor, pai exemplar, batalhador, que contribuiu muito para o desenvolvimento de Limeira", justificou o vereador Helder do Táxi.

Waldemar faleceu em 15 de janeiro de 2013, aos 87 anos de idade.

Theresa Arnosti Dollevedo

A homenageada nasceu em 30 de julho de 1923 em Limeira e casou-se com Stefano Dollevedo em 9 de maio de 1943. 

"Foi uma mulher forte diante das adversidades da vida. Viúva aos 47 anos, nunca se abateu. Estudou os filhos e preparou-os para a vida. Extremamente caridosa com todos os necessitados, foi doadora de leite materno no bairro da Boa Vista. Tornou-se uma pessoa admirada e querida. Deixou comovida a comunidade com sua partida", apresentou o ex-vereador Fausto Antonio de Paula.

Theresa faleceu em 10 de abril de 2007.

Stefano Dollevedo

O homenageado nasceu em 5 de outubro de 1918, em Cordeirópolis (SP). Em 1950, mudou-se para Limeira e se tornou motorista de caminhão. "Até 1969 desbravou o Brasil, em viagens e transporte de grãos e açúcar a Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná. Era sua paixão profissional e sua ausência era compensada na qualidade da convivência com a esposa e os filhos, nos maravilhosos dias em que havia a presença paterna. Era dono de um largo sorriso e bom humor. Seus conselhos e coragem para enfrentar a vida é o que nos deu suporte para continuar sem ele, que faleceu com apenas 52 anos", anotou o proponente, ex-vereador Fausto de Paula. 

Ele faleceu em 24 de setembro de 1970.