• Inicio
  • Notícias
  • Câmara de Limeira aprova seis projetos na sessão ordinária

Câmara de Limeira aprova seis projetos na sessão ordinária

Jogos Regionais, mudança do CAPS-AD e desafios da enfermagem  foram temas da Tribuna Livre

Data de publicação: 13/06/2022 20:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara de Limeira aprova seis projetos na sessão ordinária
Câmara de Limeira aprova seis projetos na sessão ordinária

Seis projetos foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Limeira desta segunda-feira, 13 de junho. As propostas são de autoria dos vereadores e da Prefeitura. As sessões são transmitidas ao vivo pelos canais de comunicação da Casa no Youtube, Facebook e site, ou ainda pela rádio Educadora AM 1020, a partir das 14h30. 

A Tribuna Livre foi usada por três munícipes, que falaram sobre Jogos Regionais, mudança do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e conquistas e desafios dos profissionais da enfermagem

Jogos Regionais

O munícipe Marcelo de Aguiar Valim usou a Tribuna para falar sobre os Jogos Regionais. Segundo ele, o torneio teve início na cidade de Presidente Prudente em 1950, organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. 

O orador afirmou que Limeira não se inscreveu para participar dos jogos neste ano, porque perdeu o prazo, e deixou um convite para que o prefeito Mario Botion e o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Augusto Zanon, expliquem o porquê da não inscrição. 

Mudança do CAPS

Anésia Roque, representando o Fórum Limeirense de Luta Antimanicomial (FLLA), falou sobre a mudança do local de atendimento do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas(CAPS-AD). 

De acordo com ela, há um descontentamento dos atendidos pelo serviço por conta da mudança de endereço da região central para o Jardim Ouro Verde. Ela afirmou que a escolha do novo local foi arbitrária, decidida sem nenhuma consulta aos usuários e familiares. 

“Esse afastamento do serviço está dificultando a acessibilidade ao espaço e está prejudicando a continuidade do tratamento de muitos pacientes. Tirar o atendimento do Centro também o isola de outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um usuário que precisa transitar entre vários espaços, fica limitado e a qualidade do seu atendimento é comprometida”, afirmou Anésia.  

Profissionais da Saúde

Por fim, Maria Aparecida da Silva Teixeira usou a Tribuna para falar sobre as conquistas e desafios dos profissionais da enfermagem. De acordo com a oradora, o maior desafio está na sociedade e nos gestores, pois é necessário dar condições para esses profissionais desenvolverem o seu trabalho. Ela afirmou que os trabalhadores da enfermagem estão em falta no mercado e que a cada ano é mais difícil formar novos enfermeiros. 

“A essência do profissional de enfermagem é o cuidar, nós não temos uma ótima remuneração, mas acreditem, o que nos move é outro tipo de recompensa, é o sentimento positivo de ajudar as pessoas em uma situação de vulnerabilidade e de fragilidade. Ser importante para a recuperação e bem-estar dos pacientes traz alegria para nós profissionais da enfermagem”, concluiu.

Confira como foi a votação:

Aprovado - Projeto de Lei Nº 51/2022, da vereadora Lu Bogo (PL), declara de utilidade pública a Cooperativa Nacional da Habitação e Construção - Cooperteto. 

Aprovado - Projeto de Lei Nº 53/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), altera a Lei N° 4.284/2008, que perpetua o nome de Theresa Arnosti Dollevedo a fim de corrigi-la, já que não faz menção específica de uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 54/2022, do vereador Elias Barbosa (PSC), altera a Lei N° 4.287/2008, que perpetua o nome de Stefano Dollevedo a fim de corrigi-la, já que não faz menção específica de uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 73/2022, do vereador Ju Negão (PV), institui o Dia do Atirador Desportivo e reconhece o risco da atividade aos integrantes de entidades de desporto legalmente constituídas nos termos do inciso IX do artigo 6º da Lei Federal nº 10.826 de 2003.

Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 14/2022, da Prefeitura, autoriza o Poder Executivo a alienar mediante doação, imóvel de propriedade do Município à Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Aprovado - Projeto de Lei Nº 78/2022, do vereador Helder do Táxi (MDB), perpetua o nome de Waldemar Arthur na Rua Projetada 33, do loteamento Novos Bandeirantes.