Em Artur Nogueira, parlamentar parabenizou poderes pela iniciativa
A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou do evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Artur Nogueira, sob direção da secretária Tamiris Artuzi, na quarta-feira, 8 de junho, na Câmara nogueirense. Na cerimônia foram apresentados os integrantes da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável que ficará responsável por discutir ações a serem implementadas no Município, com os 17 objetivos propostos pela “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a parlamentar, a adoção da Agenda 2030 se deu por meio de projeto de lei sancionado pelo prefeito de Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD), que estabelece o compromisso da gestão em mobilizar e articular atores de organização públicas, privadas e da sociedade civil para traçar estratégias para que o município alcance algumas das metas estipuladas pela ONU até 2030.
A vereadora participou da mesa de autoridades como convidada e ressaltou a importância da adoção da Agenda 2030 por Artur Nogueira e salientou a importância de Limeira também adotar as metas como diretrizes para elaboração de políticas públicas. Também parabenizou os poderes Executivo e Legislativo pela preocupação com os assuntos relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
“Artur Nogueira está de parabéns pela iniciativa em adotar a Agenda 2030, tendo como objetivo alcançar as metas elaboradas pela ONU para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Não dá mais para desenvolver políticas que não englobam a urgência do desenvolvimento sustentável. Precisamos de uma mudança urgente na maneira como cuidamos de nosso planeta, senão as catástrofes ambientais serão cada vez mais frequentes. Por isso, vou sugerir à Prefeitura de Limeira que também adote a Agenda 2030 como parâmetro para o desenvolvimento de políticas públicas. Temos de seguir o exemplo de Artur Nogueira e tornar a pauta ambiental uma prioridade”, apontou.
“Claro que cabe ao Poder Executivo, ou seja, ao prefeito, a decisão de adotar ou não a Agenda em Limeira, no entanto, vou levar a proposta para a nossa cidade, por meio de indicação, pois julgo ser de grande relevância”, defendeu.
Conforme a parlamentar, a agenda se baseia na ideia de um pacto global composto por 17 objetivos, que se desdobram em metas, e tem como foco superar os principais desafios para o desenvolvimento promovendo o crescimento sustentável e combate à pobreza.
Dentre os 17 objetivos estão: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.