• Inicio
  • Notícias
  • Vereadora Tatiane Lopes participa de evento sobre Agenda 2030 da ONU

Vereadora Tatiane Lopes participa de evento sobre Agenda 2030 da ONU

Em Artur Nogueira, parlamentar parabenizou poderes pela iniciativa

Data de publicação: 10/06/2022 14:30 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadora Tatiane Lopes participa de evento sobre Agenda 2030 da ONU
Vereadora Tatiane Lopes participa de evento sobre Agenda 2030 da ONU

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) participou do evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Artur Nogueira, sob  direção da secretária Tamiris Artuzi, na quarta-feira, 8 de junho, na Câmara nogueirense. Na cerimônia foram apresentados os integrantes da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável que ficará responsável por discutir ações a serem implementadas no Município, com os 17 objetivos propostos pela “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Segundo a parlamentar, a adoção da Agenda 2030 se deu por meio de projeto de lei sancionado pelo prefeito de Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD), que estabelece o compromisso da gestão em mobilizar e articular atores de organização públicas, privadas e da sociedade civil para traçar estratégias para que o município alcance algumas das metas estipuladas pela ONU até 2030.

A vereadora participou da mesa de autoridades como convidada e ressaltou a importância da adoção da Agenda 2030 por Artur Nogueira e salientou a importância de Limeira também adotar as metas como diretrizes para elaboração de políticas públicas. Também parabenizou os poderes Executivo e Legislativo pela preocupação com os assuntos relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

“Artur Nogueira está de parabéns pela iniciativa em adotar a Agenda 2030, tendo como objetivo alcançar as metas elaboradas pela ONU para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Não dá mais para desenvolver políticas que não englobam a urgência do desenvolvimento sustentável. Precisamos de uma mudança urgente na maneira como cuidamos de nosso planeta, senão as catástrofes ambientais serão cada vez mais frequentes. Por isso, vou sugerir à Prefeitura de Limeira que também adote a Agenda 2030 como parâmetro para o desenvolvimento de políticas públicas. Temos de seguir o exemplo de Artur Nogueira e tornar a pauta ambiental uma prioridade”, apontou. 

“Claro que cabe ao Poder Executivo, ou seja, ao prefeito, a decisão de adotar ou não a Agenda em Limeira, no entanto, vou levar a proposta para a nossa cidade, por meio de indicação, pois julgo ser de grande relevância”, defendeu.

Conforme a parlamentar, a agenda se baseia na ideia de um pacto global composto por 17 objetivos, que se desdobram em metas, e tem como foco superar os principais desafios para o desenvolvimento promovendo o crescimento sustentável e combate à pobreza. 

Dentre os 17 objetivos estão: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades,  assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.