Mudanças climáticas e consumo consciente foram tema do evento
A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizou nesta sexta-feira, 10 de junho, uma palestra na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professor Nestor Martins Lino, para cerca de 70 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Mudanças climáticas e consumo consciente foram temas abordados pelo gestor ambiental Rodrigo Batista Novo.
Foi o último evento da Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, instituída pela Lei Ordinária Nº 6.460/2020, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL). A parlamentar participou da ação e convidou os alunos a se engajarem na proteção do meio ambiente.
Palestra
Além de falar sobre as causas da mudança do clima e da responsabilidade do ser humano sobre essas alterações, o palestrante alertou os alunos sobre a necessidade de pensar antes de consumir produtos e de dar o destino correto a embalagens, por meio da reciclagem.
Rodrigo também fez uma demonstração aos alunos de como é feita a limpeza da água despejada no esgoto, antes dela ser devolvida ao meio ambiente. Ele utilizou uma máquina e produtos químicos para purificar água descartada por uma máquina de lavar.
Por fim, ele deu o recado: “O meio ambiente é importante para nós, mas nós não somos importantes para ele, mas podemos ser, se ajudarmos a preservá-lo”.
Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente
A Semana de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente teve início na Câmara com a exibição do filme Rio, no dia 3 de junho, com a participação de cerca de 100 alunos de duas escolas municipais. Todas as ações programadas contaram com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura.
Além da sessão de cinema e da palestra, a Escola Legislativa Paulo Freire também produziu a cartilha “Vamos preservar”. A publicação traz informações sobre a importância de manter o equilíbrio da fauna e da flora para a preservação do meio ambiente, dicas de economia de água e energia elétrica, bem como a necessidade do descarte correto do lixo e de materiais como pilhas, lâmpadas e óleo usado. Traz também um encarte sobre o Zoológico Municipal, que realiza um trabalho importante de educação ambiental e de recuperação de animais silvestres resgatados, que sofreram acidentes ou foram vítimas de maus-tratos devido ao tráfico. A versão digital pode ser baixada no link https://bit.ly/3wYQ4gO.