Vereadores recebem resposta sobre encaminhamento de casos de AVC após alta
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara debateu na reunião desta quinta-feira, 9 de junho, o aumento dos casos de dengue em Limeira e sugeriu, por iniciativa da vereadora Lu Bogo (PL), o aumento da divulgação da campanha do Legislativo de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, em atendimento à Resolução Nº 658/2016.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, atualizadas até 27 de maio, foram notificados 1.344 casos, dos quais 326 foram confirmados e 788 descartados. Em 2021, foram 353 casos confirmados e, em 2020, 209 casos confirmados.
AVC
O colegiado recebeu ainda resposta da Prefeitura acerca do atendimento de paciente em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) após a liberação (alta) do Hospital da Santa Casa e posterior atendimento na rede pública de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Vitor dos Santos, explicou: "Caso o paciente que tenha tido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sem sequelas, ou seja, sem quaisquer prejuízos a sua qualidade de vida, o mesmo continua em seguimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se necessário, ambulatório de especialidades. Todavia, caso este paciente saia de alta com sequelas importantes, estando acamado e com necessidade de uso de dispositivos tais quais sonda para alimentação e eliminação urinária, o mesmo é encaminhado para acompanhamento pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD)."
A demanda é uma iniciativa da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) e complementa a resposta recebida em março sobre o fluxo de encaminhamento dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral, por meio do Requerimento Nº 675/2021.
Na época, foi informado que o protocolo acontece nos hospitais, no qual os pacientes egressos são encaminhados para acompanhamento médico na unidade de referência mais próxima de sua residência, para que seja adotada a conduta mais assertiva de acordo com a particularidade de cada caso
A Comissão de Saúde é responsável por emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Regimentalmente, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30. Fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.