Iniciativas de denominações são de vereadores por meio de projeto de lei
Três projetos aprovados na sessão desta segunda-feira, 6 de junho, homenageiam cidadãos com nomes em lugares públicos de Limeira. O Projeto de Lei Nº 185/2021, da vereadora Lu Bogo (PL), dá o nome de João Boteni à praça no bairro Jardim Cavinato, localizada com frente para a Rua Sebastião Leite de Oliveira e Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucato. Já o Projeto de Lei Nº 222/2021, do vereador Sidney Pascotto (PSC), perpetua o nome de Tereza Rodrigues de Godoy Dragone à Rua Projetada 19, do loteamento no Jardim Novos Bandeirantes. E o Projeto de Lei Nº 37/2022, do vereador Betinho Neves (PV), denomina de Adriano Santos Amorim a Rua Projetada 24, do loteamento no Jardim Novos Bandeirantes.
João Boteni
O homenageado nasceu em Americana (SP), em 30 de junho de 1938 e faleceu em Limeira, aos 79 anos, no dia 29 de março de 2018. “A história de vida do senhor João Boteni, o João Garapeiro ou Vô João, é contada pelos filhos com muita emoção e saudades”, registrou a vereadora Lu Bogo.
Em 1947, aos nove anos de idade, João Boteni se mudou com a família para Limeira, na Fazenda São Bento, onde trabalhou na lavoura de laranja, bananas e cana. Estudou nas escolas Grupo Brasil e Leovegildo Chagas Santos.
Foi casado com Armelinda Ambrozeto Boteni durante 58 anos e tiveram quatro filhos - Pércio Boteni, Janete Antônia Boteni, Antônio Carlos e Maurício Boteni, seis netos e um bisneto. Foi morador da Vila Conceição por mais de 50 anos.
Ele trabalhou na construção da antiga fábrica de calçados Buzolin; depois, por mais de 30 anos, trabalhou na indústria metalúrgica Máquinas D’Andréa, onde se aposentou. “Muito ativo, mesmo aposentado continuou trabalhando. Depois de passar pela experiência de trabalhar com transporte optou por vender caldo de cana e pastel. Por 25 anos atendeu na Praça Roberto Landel de Moura, a Praça da Ponte Preta, onde conquistou uma freguesia assídua e, por seu carisma e atenção com as pessoas, fez do seu trabalho um ponto de encontro de amigos”, registrou.
Também foi ministro leigo e ministro da Eucaristia nas Paróquias de São Cristóvão, Sagrada Família e São Benedito.
Tereza Rodrigues de Godoy Dragone
Tereza Rodrigues de Godoy Dragone nasceu em Limeira e faleceu em 27 de julho de 2014. Foi mãe de três filhos, avó de seis netos e bisavó de dois bisnetos. Trabalhou por vários anos na Usina Iracema.
"Foi uma mulher virtuosa e valorosa. Foi uma mãe dedicada e amorosa, uma mulher de coração puro e uma serva fiel de Deus", considerou o vereador Lemão da Jeová Rafá. "Esta é uma forma de homenagear uma mulher que foi uma rainha, que se dedicou a ajudar os outros com muito amor", justificou.
Adriano Santos Amorim
O homenageado, mais conhecido por seus familiares e amigos como “Culinha”, nasceu em Itaberaba (BA). Trabalhava como ourives na fábrica de bijuterias do sogro, era casado e deixou uma filha chamada Larissa Amorim.
“Foi um jovem honesto, cheio de sonhos, muito extrovertido e amoroso com todos a sua volta, aos 25 anos de idade foi diagnosticado com um câncer maligno ‘Linfoma de Hodgkin’, o qual tirou sua vida em 17 de agosto 2004, deixando muitas saudades e muitas recordações alegres para todos nós”, registrou o vereador Betinho Neves, autor da homenagem.