• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Orçamento recebe emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Comissão de Orçamento recebe emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Seis projetos recebem pareceres favoráveis do colegiado

Data de publicação: 01/06/2022 15:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Orçamento recebe emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias
Comissão de Orçamento recebe emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Comissão de Orçamento, Finanças, Contabilidade e Administração Pública da Câmara de Limeira recebeu, na reunião desta quarta-feira, 1º de junho, as emendas impositivas apresentadas pelos vereadores ao Projeto de Lei Nº 63/2022, de autoria da Prefeitura, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023.

Ao todo foram apresentadas 157 emendas, sendo que uma delas foi retirada e outras nove foram entregues fora do prazo e, por isso, não foram protocoladas.  O vereador João Antunes Bano (Podemos) foi nomeado relator das proposições legislativas. Além das emendas, o colegiado analisou seis projetos, que receberam pareceres favoráveis, conforme ata, e seguem para análise das demais comissões permanentes da Casa.

As emendas impositivas têm esse nome porque a execução é obrigatória por parte da Prefeitura. Os recursos podem ser destinados pelos parlamentares a áreas específicas, como saúde, educação, segurança e zeladoria, por exemplo. É a forma de o Legislativo contribuir com a confecção do orçamento municipal. 

As emendas correspondem a 1,2% da receita corrente líquida prevista no orçamento de 2023, ou seja, R$ 15,750 milhões.  Cada vereador tem o valor de R$ 750 mil para fazer as destinações necessárias, sendo que 50% deve ser reservado para a saúde e 50% para as demais áreas.

A Comissão é responsável por analisar os aspectos financeiros e orçamentários de todas as proposições apresentadas pelo Legislativo e Executivo, bem como organizar audiências públicas para apresentação do orçamento público e elaborar pareceres sobre as contas municipais.

Fazem parte do colegiado os vereadores Nilton Santos (Republicanos), presidente; João Antunes Bano (Podemos), vice-presidente; e José Roberto Bernardo (PSD), secretário. As reuniões acontecem ordinariamente às quartas-feiras, a partir das 14h.