Comitiva conheceu a infraestrutura para atendimento dos segurados, incluindo servidores municipais
Na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, os vereadores das Comissões de Saúde e de Direitos Humanos e do Consumidor da Câmara Municipal de Limeira visitaram o Hospital Hapvida para conhecer a infraestrutura de atendimento dos segurados pelo plano de saúde, ao qual os servidores públicos municipais são conveniados.
Os parlamentares foram recebidos pelo diretor Hospitalar, Rafael Camargo, pelo diretor Nacional de Pronto Atendimento, Rafael Wolcof, e pelo gerente de Relacionamento com Clientes, Antonio Freire. Além dos vereadores Everton Ferreira (PSD), Lu Bogo (PL) e Marco Xavier (Cidadania), presidente, vice-presidente e secretário da Comissão de Saúde, respectivamente; e Betinho Neves (PV), João Antunes Bano (Podemos) e Isabelly Carvalho (PT), presidente, vice-presidente e secretária da Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor, respectivamente; também estiveram presentes o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, Michel Azevedo Araújo, as diretoras do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), Kelly Costa e Giselle Melo, o diretor Geral Nacional Hospitalar, Anderson Nascimento, e funcionários da Hapvida.
Infraestrutura
O hospital conta com 102 leitos de atendimento geral, dez leitos de UTI geral, sete leitos de UTI neonatal, três leitos de UTI pediátrica e 27 leitos de observação, sendo 19 para adultos, seis pediátricos e dois de isolamento. Além disso, conta com setores de atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Hemodiálise, Tomografia, Radiologia, sala de emergência de alta complexidade (para pacientes em estado grave), Oncologia, Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Hemodinâmica (que realiza procedimentos de cateterismo e angioplastia), laboratório de análises clínicas, clínicas de atendimento geral, pediátrico e ginecológico, sala de curativos, sala de gesso, sala de pequenas cirurgias, banco de sangue e farmácia.
Rafael Camargo, que apresentou os ambientes aos parlamentares, destacou as inovações trazidas pela Hapvida após a aquisição do hospital pela empresa, dentre elas a implantação do fluxo de atendimento, do setor de Hemodiálise, que antes era terceirizado e agora é próprio, de cirurgias cardíacas, que antes não eram realizadas no hospital, ampliação da UTI neonatal, e do setor de Hemodinâmica, para tratamento de pacientes vítimas de infarto, para este atendimento foi adquirido maquinário de primeira geração, segundo o diretor Hospitalar, que falou dos benefícios que o equipamento traz aos pacientes. “Agora quando um paciente chega infartado na UTI, caso seja identificada a necessidade de realizar procedimentos de cateterismo ou angioplastia, por exemplo, ele já realiza aqui no hospital. Antes ele recebia o atendimento, tomava medicamentos e precisava ser transferido para a realização dos procedimentos em outro local. Quanto mais tempo um paciente passa acamado antes do tratamento, ele corre mais riscos à vida, por isso o novo setor é tão importante”, explicou o médico.
Atendimento
O hospital faz cerca de 13.200 atendimentos por mês e 600 cirurgias, das quais 250 são eletivas, 80 de urgência, 70 partos e 200 pequenos procedimentos cirúrgicos.
O fluxo de atendimento dos pacientes que chegam na emergência também foi alterado após a aquisição. Houve a implantação de totens de autoatendimento na entrada do hospital para agilizar a identificação do paciente. Neste equipamento o usuário se identifica pelo CPF ou número da carteira do convênio e biometria digital, depois seleciona o atendimento (clínico ou ginecológico), em seguida recebe uma pulseira de identificação e já pode seguir para o atendimento em uma das salas de consultório geral, pediátrico ou ginecológico, dependendo do caso.Se houver algum problema com o sistema, a identificação do paciente também pode ser feita por um dos atendentes da recepção.
A triagem, que antes era feita pela equipe de enfermagem, hoje é feita diretamente pelo médico no consultório. De acordo com Rafael Camargo, esse procedimento foi adotado para agilizar o atendimento dos pacientes. “Agilizar o fluxo de atendimento para que o paciente seja atendido o mais rápido possível pelo médico é importante, assim os encaminhamentos necessários, de acordo com cada caso, são feitos de forma mais rápida”.
A implantação do novo fluxo estabeleceu novos prazos de atendimento aos pacientes, entre a chegada e a consulta com o médico, o tempo de espera é de 15 minutos, após os encaminhamentos do médico, caso seja necessário aplicar medicação rápida no paciente, o prazo do procedimento é de 30 minutos, podendo chegar até quatro horas, se for o caso. Já o período de observação é de até 12 horas e para internação o prazo é de até 24 horas.
Equipe de atendimento
De acordo com Rafael Wolcof, houve uma ampliação no quadro de funcionários desde a aquisição do hospital pela Hapvida, ele contou que em dezembro de 2021 havia 510 funcionários e que o número ideal seria de 613 para atender à demanda. “Atualmente temos 591 funcionários e estamos buscando chegar ao quadro completo”, afirmou.
Investimentos e modernização do sistema
Wolcof citou que o valor investido na infraestrutura desde a aquisição do hospital em dezembro foi de R$ R$ 9,251 milhões. Os investimentos compreenderam compra de equipamentos, instrumentos e estrutura farmacêutica, mobílias, equipamentos de tecnologia da informação, e aquisição de equipamentos e estrutura de Hemodinâmica.
A modernização do sistema também foi um dos diferenciais apontados pelo diretor. Segundo ele, tudo é informatizado e interligado e o monitoramento do paciente, do momento da entrada até a alta, é feito por sistema e gera relatórios que apontam qualquer possível falha para para correção.
Ponderações das Comissões
Um dos questionamentos levantados pela vereadora Isabelly Carvalho foi em relação à rede de clínicas conveniadas, que gerou reclamações por parte de servidores no início do ano.
Na aquisição da Medical pela Hapivida, segundo Antonio Freire, foi feita a integração do corpo clínico “As clínicas são praticamente as mesmas, com exceção de nove profissionais que saíram do grupo de cooperados por motivos próprios, e um serviço de diagnóstico que agora é realizado pelo próprio hospital”, informou.
O gerente de relacionamento explicou também que, junto com a troca do sistema de informática no início do ano, houve também a troca do sistema de agendamento de consultas, o que pode ter gerado algum transtorno na época. No entanto, com o novo sistema outras opções de agendamento de consulta foram criadas: pelo aplicativo, pelo site e pela central de atendimento.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Everton, agradeceu em nome dos demais parlamentares pelas informações prestadas e pela disponibilidade em abrir as portas do hospital para que pudessem conhecer a infraestrutura oferecida aos servidores e demais usuários. “As impressões e exemplos que vimos aqui são de extrema importância para que possamos responder aos questionamentos feitos a nós pelos cidadãos, saímos com boas perspectivas do que foi apresentado”, afirmou.
Comissão de Saúde
É papel dos membros da Comissão emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
Regimentalmente, os parlamentares se reúnem às quintas-feiras, a partir das 8h30. Fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Everton Ferreira, presidente; Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.
Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso é formada pelos vereadores pelos vereadores Betinho Neves (PV), presidente; João Antunes Bano (Podemos), vice-presidente; e Isabelly Carvalho (PT), secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras a partir das 10h30.
São responsabilidades dos membros analisar proposituras voltadas às temáticas abrangidas pelo colegiado, bem como acolher e investigar denúncias de violações de direitos e fiscalizar as ações voltadas à proteção de direitos, sejam individuais, coletivos ou do consumidor.