Representantes conversaram sobre experiências e debateram ações conjuntas
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, se reuniram com as conselheiras do Conselho Municipal da Condição Feminina de Limeira, nesta quarta-feira, 25 de maio, para trocar experiências e planejar ações conjuntas.
Estiveram presentes as parlamentares Mariana Calsa (PL), procuradora especial, Lu Bogo (PL), primeira-procuradora adjunta, Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta, e Isabelly Carvalho (PT), quarta-procuradora adjunta; e as assessoras parlamentares Joyce Bueno da Silva e Ruani Aparecida de Souza Gonçalves. Pelo conselho participaram as representantes Ana Maria Sampaio (presidente), Cleusa Santos (vice-presidente) e Junia Mariano Rodrigues Pereira (membro).
Foram discutidos assuntos como recebimento, registro e encaminhamento de casos de violência contra a mulher. A participação das duas instituições na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizada na Câmara por meio da Escola Legislativa, também foi pauta do encontro.
O acolhimento das mulheres vítimas de violência nos locais de denúncia e de tratamento dos casos, como delegacias e Instituto Médico Legal (IML), foi abordado. Para conhecer melhor a situação desses órgãos, as dirigentes vão programar visitas aos locais.
Procuradoria
A gestão 2021/2022 da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Limeira foi constituída em 25 de fevereiro e fazem parte do colegiado as vereadoras: Mariana Calsa (PL), procuradora especial; Lu Bogo (PL), primeira-procuradora adjunta; Terezinha da Santa Casa (PL), segunda-procuradora adjunta; Tatiane Lopes (Podemos), terceira-procuradora adjunta; Isabelly Carvalho (PT), quarta-procuradora adjunta; e Constância Félix (PDT), quinta-procuradora adjunta.
Conselho
Instituído pela Lei Municipal Nº 6.319/2019, o conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem como objetivo a proposição de medidas de defesa dos direitos da mulher. Dentro desse contexto, visa a eliminação das discriminações que atingem a plena inserção das mulheres na vida socioeconômica, política e cultural. A atual composição do Conselho tomou posse no dia 16 de fevereiro.