Projeto de Lu Bogo aprovado em sessão visa orientar, prevenir e conscientizar população
Instituir uma campanha de orientação, prevenção e conscientização da depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, decorrentes da pandemia de covid-19. Esse é o objetivo do Projeto de Lei Nº 263/2021, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 23 de maio.
A campanha visa oferecer aos munícipes informações sobre o tema, tais como causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento, além de incentivar e conscientizar os pacientes a buscarem diagnóstico, combater o preconceito e divulgar os meios de tratamento disponíveis na rede pública da cidade.
“Cerca de 9% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população, índices esses que aumentaram em decorrência da atual situação global que enfrentamos decorrente da pandemia da covid-19”, apontou a parlamentar, na justificativa ao projeto, citando levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com Lu Bogo, durante a pandemia muitas pessoas passaram por situações adversas, como desemprego, paralisação de aulas, privação de lazer e outras atividades devido à necessidade de isolamento social, por isso a necessidade de aprovação da proposta.
O projeto contou com voto favorável de todos os vereadores presentes no Plenário e segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Se sancionado, será promulgado, publicado no Jornal Oficial do Município e passa a ser lei.