Em nome de deputado, ex-prefeito e ex-presidente da Câmara fala sobre trativas
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara recebeu o representante do deputado estadual Murilo Félix (Podemos), o ex-presidente da Câmara (1991-1992) e ex-prefeito (2002-2004) José Carlos Pejon, na reunião desta quinta-feira, 19 de maio, para tratar da construção da passarela de travessia sobre a Rodovia Anhanguera (SP-330, km 134 + 630 metros). O colegiado é formado pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário.
Pejon ressaltou a necessidade de confecção de um projeto executivo para liberação de recursos para construção do equipamento. Ele informou sobre uma reunião realizada na sede da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), nesta quarta-feira, 18 de maio, quando estiveram presentes o deputado Murilo, o diretor da Artesp, Milton Persoli, as vereadoras Constância Félix (PDT) e Tatiane Lopes (Podemos), o ex-prefeito Pejon e representantes da Concessionária CCR AutoBAn, Grover Carvalho (gerente de Faixa de Domínio) e Marcos Alexandre Conrado (diretor de Relações Institucionais), além de moradores do Bairro dos Lopes.
Conforme relato do ex-prefeito aos vereadores, é necessário que a Prefeitura elabore um projeto executivo, para que seja liberado o recurso. Ele ainda reforçou que, para a próxima reunião na agência, serão convidados os vereadores da Comissão de Obras.
Em resposta a ofício da Comissão, assinada em 9 de maio, o secretário Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) informou que, "em sendo destinado o recurso, o município de Limeira tomará todas as providências quanto à elaboração de projetos, aprovação junto à Artesp, licitar e tomar todas as outras medidas necessárias".
Praça da Buzolin
A Comissão oficiou a Prefeitura para informar o colegiado quando houver reunião sobre a reforma na Praça João Soares de Pompeu, na Av. Maria Buzolin, a respeito da saída dos trailers e do ponto de táxi. O presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), informou em chamada telefônica por viva voz que a reunião, a ser agendada, será composta por três secretarias da Prefeitura e os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, além dos comerciantes.
Segundo a Prefeitura, será iniciada em junho uma reforma da praça. Para isso, os comerciantes deverão sair do lugar no prazo de 30 dias. O projeto prevê que a praça terá o contorno remodelado, o piso trocado, os canteiros serão reformados e haverá novos bancos, brinquedos, infraestrutura e projeto paisagístico. Também serão construídos banheiros com acessibilidade. O Executivo informou que a reforma terá o valor aproximado de R$ 1,5 milhão, com recursos da linha de crédito Finisa, e deve ser concluída no segundo semestre de 2022.
Comissão
Os vereadores apreciaram as proposições em pauta na Comissão, conforme a ata. A reunião do colegiado teve ainda a participação dos vereadores Elias Barbosa (PSC) e Marco Xavier (Cidadania).
A Comissão é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.