Parlamentar quer saber se o Executivo já tem conhecimento de emenda constitucional
O Requerimento Nº 274/2022 do vereador Marco Xavier (Cidadania) pede informações à Prefeitura sobre a Emenda Constitucional (EC) 120/2022, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias. O Congresso Nacional promulgou a emenda no dia 4 de maio.
O parlamentar questionou se o Executivo já tem conhecimento da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, que institui um piso salarial nacional de dois salários mínimos, e quando vai cumprir a Emenda Constitucional. Outro questionamento foi sobre a quantidade de profissionais que atuam no município. “Agentes comunitários comemoram a aprovação e agora querem saber quando serão contemplados com os benefícios”, destacou Marco Xavier.
O pedido do vereador foi encaminhado à Prefeitura no dia 12 de maio. O prazo para resposta é de até 30 dias.
Piso salarial
Conforme a Agência Senado, a proposta prevê piso salarial equivalente hoje a R$ 2.424 para a categoria e adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. A PEC ainda determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.
Ainda segundo a Agência, a PEC estabelece que os vencimentos dos agentes sejam pagos pela União e os valores para esse pagamento sejam consignados no Orçamento com dotação própria e específica.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Marco Xavier (Cidadania)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.