Colegiado questiona Prefeitura sobre utilização de recursos das escolas para poda de árvores e corte de mato
Os vereadores da Comissão de Educação e Cultura visitaram, na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva. O objetivo foi ouvir as demandas da direção e conhecer a estrutura do prédio. À tarde, os parlamentares se reuniram para fazer deliberações e analisar três projetos, que receberam pareceres favoráveis, conforme ata.
Na visita, os vereadores foram recebidos pela diretora Carla Kalid. A escola atende cerca de 600 alunos, da primeira etapa ao 5º ano do ensino fundamental. A principal demanda apresentada foi em relação à quadra. A diretora informou aos vereadores que já fez a solicitação da troca do alambrado por muro e da integração desta às dependências da escola. Segundo ela, o alambrado facilita a entrada de pessoas mal intencionadas. “Já roubaram tudo da quadra, fiação, tabelas de basquete, os bebedouros tive que guardar, não posso deixar nada lá”, declarou.
Reunião
Os vereadores receberam duas representantes de mães de alunos do Centro Infantil (CI) José Reinaldo Ribeiro Brugnaro, que apresentaram demandas sobre a escola durante a reunião e deliberaram pelo encaminhamento de ofícios à Prefeitura questionando sobre quantas escolas municipais utilizaram recursos do Termo de Referência ou da Associação de Pais e Mestres (APM) para pagamento de serviços de poda de árvores ou corte de mato.
Os parlamentares agendaram novas visitas para a próxima semana. No dia 11 de maio o colegiado irá ao CI José Reinaldo Ribeiro Brugnaro e à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi. Também houve manifestação de descontentamento do colegiado quanto a algumas respostas de ofícios encaminhadas pela Prefeitura a questionamentos realizados pela Comissão.
São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. O colegiado se reúne na Câmara todas as quartas-feiras, a partir das 15h30.
A Comissão é formada pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária.