• Inicio
  • Notícias
  • Câmara aprova projeto que institui parâmetros de política de conectividade informacional nas escolas públicas

Câmara aprova projeto que institui parâmetros de política de conectividade informacional nas escolas públicas

Para Mariana Calsa, proposta visa diminuir desigualdade no contexto educacional

Data de publicação: 03/05/2022 09:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara aprova projeto que institui parâmetros de política de conectividade informacional nas escolas públicas
Câmara aprova projeto que institui parâmetros de política de conectividade informacional nas escolas públicas

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, 2 de maio, o Projeto de Lei Nº 159/2021, de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL), que estabelece parâmetros, diretrizes, princípios e objetivos para a instituição de política pública com vistas à ampliação da conectividade informacional para as escolas públicas do município.

De acordo com a proponente, a proposta visa garantir a inserção de crianças e adolescentes no contexto digital, bem como permitir e incentivar que a gestão pública faça uso de novas ferramentas tecnológicas para incrementar o aprendizado nas escolas. “O objetivo deste projeto de lei é também que se mantenham atualizados todos os computadores e todos os instrumentos que as crianças e profissionais da educação usem”, esclareceu Mariana.

A vereadora inseriu, na justificativa do projeto, dados apresentados em uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, que apontam que a maioria das escolas que possuem acesso à internet no Brasil, fazem uso dela apenas para serviços administrativos, e que “apenas 16% dos professores do país consideram ter internet  com velocidade e alcance adequado dentro das escolas públicas em que dão aula”.

A parlamentar acredita que o atraso das escolas públicas na implementação de tecnologia no sistema de ensino agrava a desigualdade no contexto educacional. ”Há um descompasso muito grande entre a educação pública e a privada, esse é um passo que a Secretaria de Educação pode dar para que diminua esse abismo, conectando nossos alunos e toda a rede municipal”, considerou Mariana.

No projeto, a parlamentar elenca os princípios da Política Municipal de Conectividade, as possíveis ações a serem implementadas pelo poder público, os graus de adesão à conectividade da escola, as competências do gestor público e dos órgãos responsáveis pelo projeto e a possibilidade de elaboração de plano contingencial de conectividade das escolas em caso de decreto de calamidade pública.

O projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes e segue para apreciação do prefeito, que pode sancionar ou vetar. Caso sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do município e passa a ser lei. A regulamentação caberá à Prefeitura no prazo de 90 dias a partir da publicação.