Sidney Pascotto defende promoção de segurança e saúde de forma permanente
O presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), participou da abertura da palestra "Pós-Covid-19: implicações e desafios na saúde dos trabalhadores", promovida pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Grupo Gestor da Prefeitura de Limeira, na manhã desta quinta-feira, 28 de abril. Também estavam presentes a vice-prefeita Erika Tank (PL), a vice-presidente da Câmara, vereadora Lu Bogo (PL), e o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Ferrari.
A atividade faz referência ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, e contou com a palestra do mestre em saúde coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), Universidade Estadual Paulista (Unesp/FMB), Alessandro José Nunes da Silva.
O presidente da Câmara ressaltou a necessidade de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores de forma permanente. "Apesar de todas as evoluções nos equipamentos de segurança, ainda temos muitas falhas a serem corrigidas", disse Lemão.
O mandatário também destacou a oportunidade do evento para homenagear as pessoas vítimas de acidente de trabalho e o papel educativo da palestra para superar esses problemas. "Infelizmente a palavra memória é porque as pessoas partiram, mas temos que lembrar essas pessoas para que a gente possa fazer algo melhor. Um debate como esse é um aprendizado."
Segundo a Prefeitura, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador é responsável por desenvolver o Programa de Saúde do Trabalhador (PST). Entre as atribuições, está coordenar e fiscalizar as ações de vigilância em saúde do trabalhador para reduzir e prevenir riscos. A gestão é feita por um grupo gestor de controle social, formado por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Previdência, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do INSS e de sindicatos dos trabalhadores e empregadores, de forma paritária, além da Divisão de Vigilância Sanitária e Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Fotos:
Assessoria Presidência
Hanuan Pablo/Prefeitura