Vídeo tutorial ensinando a confecção de brinquedos foi disponibilizado no Youtube
Com o Plenário lotado de educadores, familiares e estudantes, a Câmara Municipal de Limeira realizou, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, nesta quarta-feira 26 de abril, o workshop “A Roda Gigante da Inclusão”, atividade que faz parte da Campanha de Conscientização e Orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) instituída pela Resolução Nº 773/2019, de autoria do ex-vereador Toninho Franco.
O presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), deu as boas vindas ao público. “É uma grande alegria ver essa Casa cheia, o interesse de vocês é de bastante relevância para que possamos fazer, sempre que possível, um pouco mais”.
A palestrante Ivânia Hebling Martins, voluntária e desenvolvedora de recursos visuais terapêuticos e brinquedos voltados a crianças com TEA, iniciou os trabalhos contando uma história sobre estudiosos do autismo ao longo dos anos e também falou sobre Romeu Sassaki, que ela descreveu como o pai da inclusão no Brasil.
Em seguida, Ivânia apresentou 20 situações enfrentadas por autistas e como as pessoas podem agir para facilitar o entendimento deste sobre o mundo, deu dicas de atividades que podem ajudar a desenvolver habilidades e os benefícios que podem oferecer, tanto físicos como de socialização, falou da importância dos estímulos realizados pela família e pela escola para o desenvolvimento dos alunos com TEA, principalmente durante a infância. “As experiências infantis precoces auxiliam na constituição do sujeito e na formação cerebral”, afirmou.
Depois da parte teórica, Ivânia explicou como utilizar recursos visuais, como painéis, para ensinar as crianças sobre diversos assuntos, tais como o uso do dinheiro, alimentação, contar histórias ou qualquer outra temática que esteja sendo desenvolvida em sala de aula. Também ensinou a confeccionar dois brinquedos a partir de materiais recicláveis, um palhacinho, feito com caixa de papelão utilizada para embalar morangos no supermercado e uma bolinha de plástico, que pode ser retirada de frasco vazio de desodorante roll on, e o pião, feito a partir de papelão, CD, tampinha de garrafa pet e bolinha de plástico. Com estes brinquedos, Ivânia explicou, a criança treina a coordenação motora.
Também foi produzido pela profissional, com apoio técnico da Câmara de Limeira, um vídeo tutorial ensinando outros dois brinquedos mais elaborados, o “Percurso”, feito com papelão, que auxilia na alfabetização, e o “Vai e Vem”, feito com garrafa pet, que treina força muscular e coordenação motora. O conteúdo foi disponibilizado no canal da
Câmara no Youtube e pode ser assistido aqui.