• Inicio
  • Notícias
  • Moção de apelo de Tatiane Lopes sugere  transferência da guarda de animais

Moção de apelo de Tatiane Lopes sugere  transferência da guarda de animais

Vereadora propõe que tutela de cães resgatados em local clandestino seja transferida às ONGs

Data de publicação: 26/04/2022 11:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Moção de apelo de Tatiane Lopes sugere  transferência da guarda de animais
Moção de apelo de Tatiane Lopes sugere  transferência da guarda de animais

Por meio da Moção de Apelo Nº 77/2022, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) sugeriu que animais resgatados em canil, considerado clandestino, tenham a tutela transferida para as ONGs de Proteção Animal que participaram do resgate dos cães. A proposição foi discutida e aprovada na sessão ordinária do dia 18 de abril. As cópias da moção serão encaminhadas à 2ª Vara Criminal da Comarca de Limeira, à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e à Delegacia de Investigações Gerais (DIG).    

A vereadora relatou que os animais, em sua maioria da raça Lulu da Pomerânia, foram resgatados em 13 de abril, em ação conjunta entre a Polícia Civil e órgãos municipais. Os cães estavam em um condomínio de chácaras no Jardim Palmeira Real. O casal apontado como responsável foi preso em flagrante. 

Para Tatiane Lopes é importante que haja a transferência definitiva da guarda desses animais para as ONGs, para garantir que não voltem ao estado de sofrimento que foram encontrados. “Eles estiveram por muito tempo em condições insalubres e isso requer cuidados especiais que as ONGs estão dispensando. No entanto, sabemos também que muitas vezes o processo judicial é moroso, mas esses animais não podem esperar”, considerou. A vereadora defendeu que as organizações que participaram do resgate recebam a guarda definitiva, a fim também de contribuírem com o processo de adoção. 

A moção ainda apela que as autoridades competentes no processo se sensibilizem para que, conforme legislação vigente, “o crime de maus-tratos seja combatido com rigor, garantindo a ordem e dessa forma a Justiça e o senso de empatia sejam alcançados”.  

“O que mais desejo é que cada um daqueles animais que um dia esteve numa condição totalmente insalubre, em breve, esteja numa casa com uma família recebendo cuidados e amor, que é o que eles merecem, depois de tanto sofrimento”, ponderou Tatiane Lopes.

A moção, lida e aprovada em Plenário, é direcionada ao Juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Limeira, ao promotor de Justiça do Meio Ambiente, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, e ao delegado titular da DIG, Leonardo de Oliveira Burguer, que receberão cópia do documento. 

Do Gabinete Parlamentar - Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

Foto: Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.