Homenagem foi proposta pelos vereadores Marco Xavier e Waguinho da Santa Luzia
A Câmara Municipal de Limeira aprovou por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 25 de abril, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 19/2021, de autoria dos vereadores Waguinho da Santa Luzia e Marco Xavier, ambos do Cidadania, que concede o Título de Cidadã Limeirense à médica e ex-vereadora Dra. Mayra Costa.
Dra. Mayra, como é conhecida pelos amigos, nasceu em Maceió, Alagoas, em 1966. Formou-se em Medicina em 1990 e se especializou em Neurologia Clínica em 1995. Mudou-se para Limeira em 1997 para trabalhar como neurologista clínica no Pronto Socorro da Santa Casa e na Prefeitura, bem como na Medical.
De acordo com os proponentes, Mayra é colaboradora da Paróquia Santa Luzia, participou do curso de formação de agentes da Pastoral da Sobriedade e atua como agente com palestras, consultas e orientações a dependentes químicos e familiares. Para melhorar esse atendimento, Mayra cursou pós-graduação em Psiquiatria na Universidade de São Paulo (USP), em 2010.
Foi vereadora na Câmara de Limeira por dois mandatos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Os parlamentares afirmam, na justificativa do projeto, que Mayra foi responsável pela reativação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Segundo os vereadores, Mayra atua como cidadã e médica voluntária em várias frentes na cidade, tais como atendimento médico no Dispensário Madre Thereza de Calcutá e em comunidades terapêuticas, palestras em igrejas, escolas, presídios e no Tiro de Guerra.
“Na condição de vereadora, jamais deixou de olhar para a construção de políticas públicas aos menos favorecidos e aos adoecidos pela dependência química, sempre acreditando que a mudança se faz possível. Por estas e tantas outras razões, não poderíamos nos furtar de conceder essa honraria a uma mulher que tanto fez e continua fazendo pela cidade de Limeira”, afirmou o vereador Waguinho.
“Me lembro de um momento em que precisei de ajuda com minha sogra e a Dra. Mayra se prontificou em ajudar. E assim, muitas pessoas também poderiam citar em que momento a senhora colaborou com alguém. Isso acontece porque a senhora é coração, a pessoa que faz sem pensar que vai ter algo em troca. Pessoas como a senhora nós precisamos, não só na vida política, mas na sociedade”, disse o vereador Marco.