Proposta foi abordada em indicação e requerimento do vereador Everton Ferreira
Em resposta a proposições do vereador Everton Ferreira (PSD), a Prefeitura informou que estuda a possibilidade de implantação de um centro do idoso e de um centro de referência para diabéticos em Limeira. Em março, por meio de requerimento e de indicação, o parlamentar falou sobre a atenção aos portadores de diabetes e propôs ao município a distribuição de aparelhos para monitoramento de glicose no sangue.
Sobre a Indicação Nº 577/2022, que trata do sensor Libre para medição de glicose, o Executivo respondeu que a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de implantação de um centro do idoso onde serão englobadas atividades de cuidado dos diabéticos. O estudo está em fase de desenvolvimento, para posteriormente implantar o protocolo municipal para fornecimento dos dispositivos Freestyle Libre, conforme ofício da Prefeitura.
O vereador comentou sobre a importância de atuar junto com a administração municipal, especialmente na prevenção à saúde. “Cuidar da saúde é um conjunto de fatores, dentre os quais destaco o acompanhamento da sua saúde na prevenção a partir da atenção primária nas UBS [Unidades Básicas de Saúde]”, apontou. Ele afirmou ainda que aguarda o retorno à demanda para que a população seja assistida e que a distribuição do aparelho ocorra.
Em relação aos cuidados com os munícipes que têm diabetes, Everton citou que em Limeira também há voluntários do Grupo de Apoio aos Diabéticos (GAD), que desde março de 2019 trabalha com o objetivo de acolher a população diagnosticada com a doença. “Principalmente aqueles que acabam de fazer a descoberta do diabetes”, descreveu.
Diabetes
Como presidente da Comissão de Saúde, Everton Ferreira reforçou que diabetes é uma doença crônica e silenciosa caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos. “É necessário realizar exames laboratoriais solicitados pelo médico, pois a pessoa pode não ter consciência de que tem a doença”, explicou.
“Podemos considerar pré-diabetes quando em jejum a glicemia está entre 100 e 125 mg/dL. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de intolerância à glicose e, acima de 200mg/dL, o diagnóstico é de diabetes”, orientou o vereador.
Do Gabinete Parlamentar - Vereador Everton Ferreira (PSD)
Foto: Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.